Notícias
Primeira Chance: estudantes concluintes de escolas públicas assumem estágios em órgãos estaduais
Nesta segunda-feira (06), os alunos concluintes do Ensino Médio, oriundos de escolas estaduais e aprovados nos editais nº 022/2023 (João Pessoa) e nº 021/2023 (Patos) assumiram oficialmente seus estágios. A cerimônia de posse aconteceu na última quarta-feira (1º), no Centro Integrado de Operações (CIOP), Instituto de Polícia Científica (IPC) e Centro de Monitoramento Eletrônico.
Os alunos egressos, que concluíram o ensino médio entre 2017 e 2022, de acordo com o edital, passaram por um processo seletivo composto por duas etapas: uma avaliação das médias das disciplinas de português e matemática e uma entrevista conduzida pela equipe do Primeira Chance. Eles iniciaram suas atividades de estágio nesta segunda e receberão Formação Inicial e Continuada através do curso FIC de Operador de Suporte Técnico.
Os estágios foram viabilizados por meio de dois editais: o Edital 22/2023, referente ao Programa Primeira Chance, em colaboração entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). O edital ofereceu um total de 91 vagas distribuídas entre Plantonista Operador de Suporte Técnico do CIOP, Operador de Suporte Técnico do IPC e Operador de Suporte Técnico do Centro de Monitoramento Eletrônico.
Além disso, o Edital 21/2023, também relacionado ao Programa Primeira Chance, disponibilizou 30 vagas, incluindo Plantonista Operador de Suporte Técnico do CIOP na cidade de Patos, no município de Guarabira, e Operador de Suporte Técnico do IPC no município de Patos. A iniciativa visa proporcionar oportunidades de estágio para alunos da região, contribuindo para o desenvolvimento profissional e educacional.
Carlos Eduardo Linhares Cavalcante, de 21 anos, foi um dos selecionados para o estágio no CIOP. O jovem morador da cidade de Condado conta que essa é sua primeira experiência profissional remunerada e está muito feliz com isso. “Fiquei sabendo dessa oportunidade por um antigo professor meu. Me inscrevi no programa e fiz a entrevista. Para a minha alegria, consegui passar. De início estava nervoso com o trabalho, mas a equipe foi muito acolhedora, sempre me ensinando e dando dicas de como realizar o trabalho de modo efetivo. É uma oportunidade que vai me ajudar bastante, já que é minha primeira experiência em um trabalho remunerado. Também terei a oportunidade de evoluir diversos aspectos, como a comunicação entre outras pessoas”, falou.