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Palestra discute ética profissional e direitos humanos na ECIT Mestre Sivuca

publicado: 13/09/2024 17h03, última modificação: 13/09/2024 17h03
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Foto: Daniel Medeiros
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Uma palestra sobre ética profissional e direitos humanos foi realizada nesta sexta-feira (13) na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Mestre Sivuca, em João Pessoa. O evento, promovido pela Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (GEDI) da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), reuniu cerca de 30 gestores, coordenadores, professores e funcionários para discutir questões relacionadas à conduta ética no ambiente escolar e o papel dos educadores na promoção de direitos humanos.

A palestra foi conduzida pela gerente operacional das relações étnico-raciais, educação indígena, educação quilombola e educação para povos ciganos e povos tradicionais, Aniely Mirtes, e pelo gerente operacional da inclusão diversidade e direitos humanos, Antônio Neto. Aniely iniciou a palestra explicando a importância da educação em direitos humanos e da ética profissional para todos os funcionários das escolas. De acordo com ela, é fundamental que educadores estejam preparados para lidar com questões de direitos humanos e sigam os princípios éticos em suas atividades. “Trabalhamos a partir da ética profissional para desenvolver a educação em direitos humanos dentro do espaço escolar”, ressaltou Aniely. A palestra foi estruturada em diversos eixos, incluindo o combate ao preconceito, à discriminação e às violações de direitos humanos.

Rosineide Félix, gestora da ECIT Mestre Sivuca, reforçou a relevância do tema abordado. Para ela, discutir o assédio moral e sexual nas escolas é necessário para melhorar as relações dentro da instituição. "A formação continuada é essencial para prevenir e esclarecer questões sobre como devemos nos comportar e nos direcionar não só dentro da escola mas também fora dela", comentou a gestora, destacando que o público da escola, que inclui gestores e professores, se beneficiou do conteúdo ao receber orientações claras sobre as condutas adequadas no ambiente escolar.

Durante a palestra, além das questões de ética, direitos e assédio, foram abordadas metodologias e técnicas para trabalhar os direitos humanos de forma mais eficaz nas escolas. Os palestrantes explicaram que a formação é moldada conforme o perfil do público referencial, neste caso, profissionais da educação, e que a abordagem é adaptada às demandas de cada escola. Segundo Aniely, também são promovidas formações direcionadas aos alunos. Neste caso, um dos temas principais é a prevenção ao bullying, destacando que esse comportamento está ligado a várias formas de violação de direitos humanos, como racismo e LGBTfobia.

Antônio Neto também destacou que o conteúdo da palestra tem como base o estatuto dos funcionários públicos do estado, e que os educadores precisam estar atentos às normas de conduta. Ele frisou que as formações sobre direitos, ética, assédio moral e sexual têm um caráter preventivo, contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais saudável e inclusivo. O cronograma dessas atividades, segundo Neto, depende da demanda das instituições de ensino, mas a equipe da GEDI está sempre pronta para atender às solicitações.

As formações promovidas pela GEDI também contemplam outros assuntos importantes, como prevenção ao suicídio, gravidez na adolescência e respeito à diversidade. As atividades são organizadas de acordo com as necessidades de cada escola, permitindo uma abordagem mais focada e eficaz para os diferentes públicos. Aniely ressaltou que a palestra realizada na ECIT Mestre Sivuca é parte de um esforço contínuo da Secretaria de Educação para promover a inclusão e o respeito aos direitos humanos nas escolas estaduais.

A formação foi concluída com um debate sobre a ética profissional dos servidores públicos, enfatizando a necessidade de todos os trabalhadores da educação seguirem os preceitos estabelecidos pelo estatuto. Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências relacionadas ao tema, contribuindo para uma reflexão coletiva sobre as boas práticas no ambiente escolar.