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No Dia Mundial da Alfabetização, Paraíba celebra avanços e consolida compromisso com a alfabetização na idade certa

publicado: 08/09/2025 17h47, última modificação: 08/09/2025 18h19
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Foto: Delmer Rodrigues

A Paraíba destaca neste Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, a consolidação de ações que envolvem a expansão da educação infantil e a execução do programa Alfabetiza Mais Paraíba, em regime de colaboração com os 223 municípios. Em 2025, o Governo do Estado já entregou 52 novas creches, enquanto outras 69 estão em fase final de conclusão, 72 em andamento e 20 com obras prestes a iniciar, o que amplia a cobertura para crianças de zero a seis anos e fortalece a base para o processo de leitura e escrita. O esforço ocorre em continuidade ao trabalho iniciado em 2023, que promove a pactuação da Política Estadual de Alfabetização e inclui investimentos em materiais didáticos, bolsas de formação e incentivo direto às escolas.

Os resultados alcançados em 2024 demonstram o impacto das medidas. O Indicador Criança Alfabetizada apontou que 56% dos estudantes foram alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, representando crescimento de 4,9 pontos percentuais em relação a 2023. A Paraíba ocupou a 12ª posição no ranking nacional de alfabetização infantil, sendo o terceiro estado do Nordeste com maior evolução entre aqueles que atingiram a meta nacional estabelecida pelo Ministério da Educação. Os dados do Índice de Fluência Leitora também mostraram mudanças relevantes: o percentual de pré-leitores caiu de 63% para 32%, os leitores iniciantes representaram 51% e os leitores fluentes alcançaram 17%. Esses números servem como referência para 2025, ano em que o objetivo é superar o patamar anterior.

Na prática do dia a dia, os resultados já começam a aparecer. A professora Lúcia Lacerda, da Escola Monte Carmelho, em Cajazeiras, destacou a relevância das formações e dos materiais pedagógicos entregues às escolas. “O ciclo formativo é de grande importância para nós professores. Realizamos a réplica na escola com a apresentação dos materiais tanto de letramento matemático quanto de língua portuguesa, os quais desempenham um papel essencial na aprendizagem em sala de aula. Eles nos apoiam, nos completam, nos enriquecem e isso facilita demais o andamento em sala, bem como a aprendizagem dos nossos educandos. Já recebemos os livros Alfabetiza Mais Paraíba, e o desempenho será ainda mais valioso no crescimento de cada estudante”, afirmou.

Na capital, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Capitulina Sátyro, conhecida como CRIA, vivencia situação semelhante. A gestora Tatiene Valentim relata que a integração entre os materiais enviados, as formações e as estratégias aplicadas pelos docentes têm proporcionado resultados consistentes entre os estudantes, em especial nas turmas iniciais. “Os materiais pedagógicos chegaram em tempo e são muito bem estruturados, alinhados ao que trabalhamos em sala. Além disso, as formações oferecidas pelo programa ajudam nossa equipe a adotar estratégias mais eficazes. Temos observado avanços claros, especialmente nas turmas do 2º ano, que estão cada vez mais preparados para os próximos ciclos”, declarou.

Para além das escolas, as famílias também percebem os efeitos da política pública. A dona de casa Nahyara Dantas, mãe do estudante do 2º ano, Kauã Matheus, relata o desenvolvimento do filho após a adoção das novas práticas em sala. “No começo, ele tinha dificuldade em juntar as letras e formar palavras. Agora já lê pequenas histórias e até ajuda o irmão mais novo. É uma alegria enorme ver essa evolução. Ele fica todo orgulhoso de conseguir ler as palavrinhas”, contou.

Além da entrega das creches, 2025 também prevê continuidade da concessão de bolsas de formação e da distribuição de materiais didáticos voltados às turmas do 1º e 2º ano. Em 2024, mais de 89 mil exemplares foram disponibilizados para professores e estudantes, incluindo livros de Língua Portuguesa e cadernos de atividades. Foram investidos R$ 6 milhões em produção de material e bolsas de formação, além de R$ 12 milhões destinados ao Prêmio Escola Referência em Aprendizagem, que contemplou 200 unidades de ensino. As iniciativas, somadas ao acompanhamento técnico junto às secretarias municipais, formam um conjunto de ações que se mantém em execução neste ano.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, ressalta que a prioridade do Governo é garantir equidade de condições de aprendizagem em todas as regiões do estado, com atenção especial aos primeiros anos do Ensino Fundamental. “Investir na alfabetização é investir no futuro da Paraíba. Em 2025, seguimos firmes no compromisso de garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os 7 anos de idade. É um trabalho que envolve Estado, municípios, professores, gestores e famílias, e que já apresenta resultados concretos em todas as regiões”, destacou.

Com a combinação de novos espaços de educação infantil, oferta de materiais pedagógicos, formação continuada de professores e premiações de incentivo, a Paraíba busca manter o ritmo de crescimento verificado nos últimos anos. As metas de 2025 preveem superar os resultados já alcançados, ampliando o número de crianças alfabetizadas e assegurando que a política de alfabetização na idade certa se torne uma realidade consolidada em todo o território estadual.