Mais de 1.300 estudantes participam do Se Liga no Enem Festival da 3ª GRE

20_09_2024 Se Liga no Enem 2024(Daniel Medeiros) (123).jpg
20_09_2024 Se Liga no Enem 2024(Daniel Medeiros) (84).jpg
20_09_2024 Se Liga no Enem 2024(Daniel Medeiros) (94).jpg

Nesta sexta-feira (20), cerca de 1.350 estudantes dos municípios que integram a 3ª Gerência Regional de Educação (GRE) participaram de uma verdadeira imersão lúdica e interativa nos conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Se Liga no Enem Festival, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) foi realizado na ECIT Nenzinha Cunha Lima, no bairro José Pinheiro, em Campina Grande, e contou com a dedicação de diversos professores envolvidos em 19 oficinas que contemplaram os temas esperados para a edição do exame em 2024.

A programação incluiu festivais e práticas experimentais em Ciências, Matemática, Literatura, Direitos Humanos, Língua Estrangeira, Ciências Humanas, Pensamento Computacional e outras áreas. O grande diferencial do evento é a formatação lúdica, interativa e cultural que é utilizada nas abordagens por parte dos professores. Experimentos científicos, música, brincadeiras, brindes, integraram as dinâmicas utilizadas durante a grande revisão para o ENEM.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, parabenizou toda a equipe envolvida na organização do festival e os estudantes pela participação. “Tá chegando o dia do Enem e é natural que a ansiedade queira apertar mais um pouco, porque é um momento importante da vida de vocês. Esse nosso evento, que envolve aulões, oficinas, experiências, serve de referência para todo o país. Em nome de Cleide Rodrigues, gerente regional de educação, parabenizo a todos os professores e profissionais que se dedicaram para que isso fosse possível. E também vocês, estudantes, pela decisão de participar dessa verdadeira imersão de revisão dos conteúdos do Enem”, destacou.

Sâmia Gabrielle, é estudante da 3ª série do Ensino Médio na ECI Deputado João Álvaro Galdêncio de Queiroz, localizada em Campina Grande. Ela, que está dividida entre Direito e a área de exatas, destacou a importância de uma iniciativa que conseguisse envolver os candidatos nessa reta final de estudos para o Exame. “Aqui estamos em contato direto com a disciplinas que vão cair no Enem e o mais interessante é que os alunos tem a oportunidade de sair um pouco da sala de aula. Por exemplo, a oficina que eu participei foi de práticas experimentais de Ciências e a gente conseguiu ver na prática conceitos científicos em experimentos”, disse.

Professores de todos os municípios que integram a 3ª GRE participaram diretamente na mobilização de estudantes para a edição do Se Liga no Enem Festival em Campina. Thalita Ribeiro é professora de Química e compartilhou um pouco sobre como essa experiência é pensada para os alunos. “Esse dia é muito importante para os estudantes, porque eles conseguem interagir com outros alunos da 3ª série de outras escolas, além de participar de oficinas que, muitas vezes na escolas, eles não tem a chance de participar e é um dia muito lúdico. Afinal o Enem já está chegando e também se torna uma oportunidade para espairecer a cabeça e sair um pouco desse ritmo tão intenso de estudos”, afirmou.