Notícias
Intercambistas do Conexão Mundo contam experiências da passagem pela Espanha durante palestra na ECIT João Pessoa
Nesta terça-feira (06), os ex-intercambistas do programa Conexão Mundo, Eduardo Vieira e Jammily Aisha, realizaram uma palestra intitulada "De Salamanca à Mondragón: a Espanha pela visão paraibana" no auditório da Escola Cidadã Integral Técnica - ECIT João Pessoa. Os estudantes, que participaram da primeira edição do programa, compartilharam suas experiências e desafios enfrentados durante o intercâmbio com um auditório lotado de alunos do 1° ano.
A palestra abordou diversos aspectos do programa, desde o processo seletivo e os editais, até as particularidades das cidades e as vivências culturais. Eduardo e Jammily destacaram a importância da oportunidade de imersão em um novo país e os desafios enfrentados ao se adaptarem a uma cultura e no processo de aprendizagem de um idioma diferente. Durante a apresentação, os alunos presentes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o programa e a experiência vivenciada pelos ex-intercambistas.
O programa Conexão Mundo, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, tem como objetivo proporcionar aos alunos da rede estadual a oportunidade de vivenciar um intercâmbio cultural em diversos países. Essa iniciativa visa expandir os horizontes dos estudantes, promover o enriquecimento acadêmico e cultural, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o mercado de trabalho.
Eduardo, que passou pela experiência na Universidad de Salamanca, considerada a mais antiga da Espanha, conta que foi uma oportunidade ímpar para o seu currículo e também para a vida. Já Jammily, que esteve na Mondragon University, reforça a importância de passar um pouco da experiência vivida para os outros alunos da escola. "A gente tentou passar um pouquinho do que vivemos aqui para os estudantes do primeiro ano, encorajar eles a terem essa experiência, porque a gente aprender outra língua, ter contato com pessoas de outra cultura, isso enriquece muito a nossa experiência pessoal e profissional”, salienta.
A palestra ministrada por Eduardo e Jammily demonstrou o impacto positivo que o programa teve em suas vidas, destacando a importância do intercâmbio para a formação integral dos estudantes. “Esse é um programa que traz excelentes oportunidades para os nossos estudantes do ensino médio, porque eles vão vivenciar outra realidade, totalmente diferente do Brasil, e eles trazem tanto a experiência cultural quanto aprendizado, que agregam no profissionalismo deles. A gente conhece os estudantes que tiveram essa oportunidade, e isso ajudou eles nas aulas, no desempenho em provas, na vida”, diz Manuela Cristiane, coordenadora administrativa da ECIT João Pessoa. De acordo com Manuela, a escola já teve cerca de 30 alunos participando do programa.
Diversas escolas estaduais de outras localidades do estado também estão recebendo ex-intercambistas que compartilham suas experiências e informações sobre o programa.
Sobre o Conexão Mundo - O projeto foi lançado em agosto de 2021 e integra ações como formação continuada para professores de língua franca, dá oportunidade de monitoria para egressos da rede estadual e oferta cursos online preparatórios de Língua Inglesa e Espanhola para estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Os estudantes que obtêm o melhor desempenho têm a oportunidade de participar de intercâmbio na Inglaterra, Escócia, País de Gales, Canadá, Espanha e Chile. Em 2022, o investimento foi de cerca de R$ 17,2 milhões para cursos e intercâmbios durante todo o ano. Um total de 400 estudantes foram selecionados na edição.