Notícias

Governo da Paraíba homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

publicado: 22/11/2024 11h02, última modificação: 22/11/2024 11h02
MestresDeValor_ResulFinal.jpg

O Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), divulgou nesta sexta-feira (22) a homologação final das inscrições para os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor. Os nomes dos professores e escolas com inscrições aprovadas podem ser consultados no portal oficial da SEE-PB, no endereço www.see.pb.gov.br/premios. O processo segue para a análise dos projetos e documentos, conforme os cronogramas.  

Os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor foram instituídos para reconhecer iniciativas que contribuam para a melhoria do ensino na rede pública estadual. Os professores inscritos tiveram a oportunidade de apresentar projetos pedagógicos voltados à equidade, recomposição das aprendizagens e estímulo ao protagonismo estudantil. As escolas inscritas apresentaram relatórios que destacam gestões eficientes em áreas como administração, uso de recursos financeiros e melhorias pedagógicas.  

Com a homologação final concluída, a próxima etapa será a análise técnica dos projetos, relatórios de execução e documentos comprobatórios apresentados. Essa avaliação será conduzida pela Comissão Estadual de Avaliação dos prêmios, instituída no último dia 19, e ocorrerá até o dia 3 de dezembro. Serão levados em consideração critérios como impacto dos projetos na aprendizagem dos estudantes e alinhamento às metas estabelecidas pela SEE-PB. Entre os dias 7 e 9 de dezembro, ocorrerá a reanálise dos projetos que tiveram recursos interpostos. O resultado final será anunciado no dia 12 de dezembro.  

Além de reconhecer os profissionais da rede estadual, os prêmios possuem um impacto direto nas práticas pedagógicas e na gestão escolar. Os professores contemplados no Prêmio Mestres da Educação serão beneficiados com um 14º salário, enquanto os servidores das escolas vencedoras do Prêmio Escola de Valor receberão um bônus salarial. Essas iniciativas visam não apenas valorizar os profissionais, mas também incentivar a implementação de projetos que transformem o ambiente escolar.  

Os critérios de avaliação dos prêmios foram estruturados para garantir que as práticas premiadas tenham resultados concretos. No caso do Mestres da Educação, será analisada a capacidade dos projetos de contribuir para o desempenho dos estudantes em avaliações como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba (SIAVE). Já no Escola de Valor, serão avaliados o uso eficiente dos recursos e a gestão integrada, incluindo áreas administrativa, pedagógica e financeira.  

Os interessados podem acompanhar o processo de avaliação e as próximas etapas por meio dos canais oficiais da SEE-PB. “Reforçamos a importância de que todos os participantes estejam atentos às datas previstas no cronograma e à necessidade de apresentar recursos, caso necessário, dentro dos prazos estabelecidos. Com a homologação final das inscrições, reafirmamos nosso compromisso em valorizar os profissionais da educação pública e estimular a criação de práticas que contribuam para a melhoria do ensino na Paraíba”, reforça o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.