Notícias

Festival Se Liga no Enem promove preparação e integração entre estudantes da 4ª e 5ª GREs em Sumé

publicado: 30/08/2024 17h58, última modificação: 30/08/2024 17h58
1 | 4
2 | 4
Foto: Rizemberg Felipe
3 | 4
Foto: Rizemberg Felipe
4 | 4
Foto: Rizemberg Felipe
EE300F86-6DA1-4FB5-90F5-5DDB48E552BF.jpeg
9074155A-5DE7-4A28-9127-CD9DFCAA3D5F.jpeg
9CE7A123-C60E-449C-8999-6B074BA6912C.jpeg
269F7947-0472-4DB6-A308-A891B5FA15EE.jpeg

Nesta sexta-feira (30), o Centro de Formação de Professores em Sumé recebeu mais uma edição do Festival Se Liga no Enem, evento voltado a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O festival, que pela primeira vez une duas Gerências Regionais de Educação, a 4ª e a 5ª GREs, contou com uma série de atividades e oficinas que tiveram como objetivo fortalecer a preparação dos mais de 250 estudantes presentes e promover a troca de experiências entre eles.

O evento teve início com a recepção dos participantes. A programação contou com dinâmicas de acolhimento e interação, além de oficinas de práticas experimentais, debates sobre cidadania e direitos humanos, e uma sessão dedicada à redação, abordando técnicas e estratégias para a produção de textos dissertativo-argumentativos. Estiveram presentes no evento o secretário executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim, e os gerentes da 4ª e 5ª GREs, Maricléferson Gomes e Ari Prata, que destacaram a importância da integração entre as regiões e a valorização do intercâmbio de experiências para o sucesso acadêmico dos alunos.

“Este é um momento muito feliz, pois marca o início de uma transição importante, do ensino médio para o ensino superior. Nós enquanto secretaria estamos aqui para promover essa integração entre diferentes regiões e oferecer uma programação diversificada, não apenas para preparar vocês para o exame, mas também inspirá-los e motivá-los em suas trajetórias acadêmicas. Temos a alegria de contar com o mais jovem dos secretários, o secretário Wilson, que também envia um abraço caloroso a todos vocês. A energia que ele traz para a secretaria é inspiradora, e esperamos que todos vocês levem consigo essa energia para realizar grandes coisas em suas vidas”, disse Edilson Amorim.

De acordo com a coordenadora do Se Liga no Enem, Izabelly Dutra, o festival marca a primeira edição interregional do evento. Ela explicou que o encontro proporcionou aos alunos uma plataforma para conectar-se com colegas de outras cidades, formando uma rede de apoio para potencializar a preparação para o Enem. “Hoje é um dia muito especial, pois estamos realizando o nosso primeiro Festival Se Liga no Enem interregional. Nunca antes havíamos unido duas Gerências Regionais de Educação para um evento desse porte. Nossa expectativa é que, além de tudo o que o Se Liga já proporciona, este evento também seja um espaço de troca de experiências”, reforçou.

O cronograma do evento foi cuidadosamente estruturado para oferecer uma variedade de atividades aos participantes. Após o acolhimento inicial e a abertura do evento, os estudantes participaram do festival interdisciplinar de práticas experimentais com o grupo Ciência em Show, que abordou conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática, seguido por um debate sobre Direitos Humanos, com uma dinâmica interativa que envolveu a discussão de questões relacionadas à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Durante a tarde, os alunos participaram de uma oficina dedicada à redação do Enem, conduzida por especialistas que forneceram orientações sobre a estrutura e as estratégias argumentativas necessárias para a elaboração de uma redação nota mil. A oficina incluiu atividades práticas e discussões sobre temas variados para aprimorar os argumentos dos estudantes.

O festival ainda ofereceu momentos de interação social e cultural, com apresentações culturais e intervalos, permitindo que os alunos se conhecessem melhor e compartilhassem experiências. A estudante Lorena Alves, do 2º ano da Escola Cidadã Integral (ECIT) José Leite de Sousa, em Monteiro, expressou sua satisfação com o evento, ressaltando a importância das atividades oferecidas para sua preparação para o Enem e sua futura carreira em Odontologia.

"Estou no segundo ano e me preparando para o Enem. Minha preparação envolve o Se Liga no Enem, a escola e os estudos em casa. O programa está me ajudando muito, especialmente na troca de conhecimentos com minhas colegas em grupo. Com certeza as coisas que aprendi no festival vão me ajudar. Tenho certeza também que com todo esse apoio vou conseguir realizar meu sonho de cursar Odontologia e ser uma ótima profissional. Agradeço a todos que se disponibilizam para realizar ações como essa para nós estudantes”, agradeceu Lorena.