Notícias

FAPESQ é finalista no Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, tecnologia e inovação (CT&I)

publicado: 11/11/2021 15h32, última modificação: 11/11/2021 15h32
WhatsApp Image 2021-11-11 at 15.29.06.jpeg

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), ligada a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, é finalista no Prêmio de Boas Práticas em Fomento à CT&I do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). A FAPESQ é finalista nas categorias: Desenvolvimento de Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o projeto “Programa Ouse Criar”, e na Gestão e Desenvolvimento Organizacional, com o projeto “Planejamento Estratégico (PE) da FAPESQ”.

O CONFAP disponibilizou o resultado preliminar das propostas finalistas submetidas pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) nas três categorias do Prêmio: ‘Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I’; ‘Gestão e Desenvolvimento Organizacional’ e ‘Modernização Administrativa’. 

A premiação será concedida às FAPs que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e que, por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade e elevado a qualidade e/ou a quantidade de pesquisas científicas apoiadas em seus respectivos estados.

Projetos

O Programa “Ouse Criar” é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia – SEECT, com apoio e execução da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ. Foi instituída em dezembro de 2019, pela lei nº 11.535 como um programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo nas escolas estaduais, com o objetivo de assegurar oportunidades para estudantes e egressos da rede estadual de ensino em projetos de inclusão social e tecnológica, criando oportunidades de desenvolvimento profissionalizante.

O “Ouse Criar” é desenvolvido em três fases, trazendo para os estudantes a relevância de trabalhar os métodos científico e crítico e reconhecendo a tecnologia como ferramenta norteadora de seus projetos empreendedores. Assim, no primeiro ano do Ensino Médio, os alunos participam das “Hackathons”, no segundo ano no “Desenvolvimento de projeto” e no último ano do ensino médio, na “Criação das Startups”.

O Planejamento Estratégico (PE) da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB) surgiu como um processo reflexivo de pensar acerca do posicionamento da instituição para o período de 2020 a 2025.

O processo teve seu início em julho de 2019, em uma reunião motivacional para expor aos colaboradores a real importância de trabalhar o PE da FAPESQ-PB. Depois disso foram realizadas reuniões com o presidente e membros integrantes do grupo gestor do planejamento, a fim de fazer uma leitura prévia da situação institucional e definir diretrizes operacionais. Após longas discussões, foram definidos seis grupos de trabalhos (GTs), para os quais foram escolhidos lideranças e integrantes. Aos líderes foi solicitada uma descrição dos temas de trabalho e objetivos dos GTs.

Premiação

As FAPs classificadas em primeiro lugar, em cada uma das categorias, serão premiadas com certificado, troféu e medalha. As FAPs classificadas em segundo lugar, em cada uma das categorias, serão premiadas com certificado e troféu e os terceiros lugares, em cada uma das categorias, serão premiados com certificado e medalha. Além disso, as FAPs inscritas que atingirem a pontuação mínima para serem assim classificadas, receberão o selo CONFAP de “Boas Práticas”.

O objetivo da premiação é reconhecer e destacar as iniciativas de sucesso das FAPs, além de contribuir para o processo de integração e troca de experiências exitosas entres as Fundações dos diferentes Estados brasileiros.

As propostas vencedoras das FAPs nas três categorias serão anunciadas no dia 9 de dezembro de 2021, na cerimônia de premiação nacional, que será realizada durante Fórum Nacional CONFAP em Foz do Iguaçu-PR. Na ocasião, também será realizada a entrega do Prêmio CONFAP de CT&I – Professor Francisco Romeu Landi.