Notícias
ETE de Arte de João Pessoa promove a 2ª Semana de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes
A ETE de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes abriu nesta terça-feira (4), a 2ª Semana de Arte, a Semanarte. O evento que acontece até o dia 07 de novembro é a culminância de todos os projetos e atividades desenvolvidas nos cursos técnicos de Designer Gráfico, Produção de Áudio e Vídeo, Teatro e Informática.
Os trabalhos envolvem todos os estudantes do Ensino Médio e foram distribuídos em seis salas. Os visitantes podem conferir exposição histórica sobre "Da África às Américas: travessias, memórias, resistência e libertação", que retrata toda a história dos negros no Brasil. Uma colagem de diversos personlidades negras, produzida pelos estudantes, descontroem a imagem do negro escravizado no país.
“É um dos objetivos da escola, não somente promover a educação formal, mas também preparar os estudantes através da arte para serem melhores cidadãos. É o poder criativo dos estudantes em si, eles verem as coisas simples do mundo e poderem modificar isso através de sua visão e fazer mais sentido na vida deles enquanto seres humanos. Eles podem refletir a visão deles produzindo a arte e ajudando a sociedade”, frisou o gestor da escola, Karlos Santos.
Sete produções audiovisuais serão exibidas durante os quatros dias de evento, nos quais serão reproduzidos curtas e longas metragens, documentários e ficção, produzidos pelos estudantes. Em outra sala foram expostas pinturas em telas que retratam obras literárias. Os quadros serão vendidos e o valor será revertido em produtos de higiene e distribuídos à comunidade local em uma Ação Social, que ocorrerá no mês de dezembro.
Ainda durante a Semanarte haverão competição de games, palestras e homenagens com artistas locais, exposição e apresentação de robôs das equipes de Robótica e apresentação de peças teatrais.
“A Semana de Arte que era para apresentar a culminância desses projetos, terminou virando algo maior. Esse ano teremos homenagens e a atriz Zezita Matos vai nos visitar, a gente tem palestras, tem vários convidados externos ligados à música, ligados aos cursos, teatro, design gráfico, enfim, temos todas as expressões artísticas de nossos estudantes em projetos que outros professores trouxeram e também nessa culminância”, comentou o professor e idealizador do evento, Rubens Guimarães.
Um outro trabalho exposto foram das fotografias intitulado "Territórios do Esquecimento". Os estudantes produziram fotografias do Centro de João Pessoa, do Cemitério Boa Sentença e das ruínas da antiga fábrica Matarazzo. Os registros propõem um olhar sensível sobre o tempo, a memória e o esquecimento. Cada imagem convida à contemplação e à reflexão sobre a presença do passado em meio à rotina urbana.
A estudante Maria Eduarda Nascimento, detalhou que na sua turma da 2ª série de Designer foram realizados dois trabalhos, um com fotografia e outro com catálogo online de produtos desenvolvidos pela turma que será vendido, quando estiverem na 3ª série. O da fotografia o tema Ariano Suassuna, pelo qual ela participou do programa Arte em Cena da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB).
“Com a fotografia o objetivo é transformar os personagens esquecidos da obra O Auto da Compadecida e transmitir através dos lugares esquecidos daqui de João Pessoa. Então o nosso trabalho foi em torno do bairro Varadouro e do Centro Histórico. Tratamos de personagens, pessoas e lugares esquecidos”, explicou a jovem.
As visitas às exposições e dos trabalhos estão sendo embaladas ao som do jazz da guitarra tocada pelo estudante Natan Guerra, também do curso técnico em Designer Gráfico.