Notícias

Estudantes da Rede Pública Estadual conquistam primeiros lugares no Torneio Juvenil de Robótica no Chile

publicado: 08/09/2025 11h50, última modificação: 08/09/2025 11h50
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2025-09-08 at 11.05.27.jpeg
WhatsApp Image 2025-09-08 at 11.16.37.jpeg
WhatsApp Image 2025-09-08 at 11.07.48.jpeg
WhatsApp Image 2025-09-08 at 11.10.05.jpeg

As equipes de robótica da ECIT José Guedes Cavalcante, ECI Odilon Nelson Dantas, ECIT Pedro Anísio, ECIT Prefeito Oswaldo Pessoa e da ECIT Mestre Sivuca se destacaram no ‘Torneio Juvenil de Robótica’ que ocorreu nos dias 06 e 07 de setembro, no Chile. Os estudantes garantiram os primeiros, segundos e terceiros lugares em oito modalidades da competição internacional.

Os jovens Eloísa Felentino, Gabriel Lourenço, Rafael Fabrício, Adriele Paulino, Alan Kelvin estudantes da ECI Odilon Nelson Dantas, localizada no município de Cuitegi, compõem a equipe O.N.D, coordenados pelos professores João Nascimento e Natalia do Nascimento. A equipe garantiu o maior número de medalhas da competição e ainda se tornou tricampeão internacional.

A O.N.D ficou em 1º lugar no Cabo de Guerra (nível avançado), 2º lugar Resgate no Plano (nível 3) e o 3º lugar na Dança (níveis 3 e 4), no Resgate no Plano (nível 4) e no Registro Multimidiático (nível 4).

“Foi um orgulho enorme ver nossos alunos competindo de igual para igual e conquistando mais um título para a Paraíba. É a certeza de que podemos sonhar e realizar, basta acreditar. A robótica é persistência, e fica a prova de que nunca devemos desistir dos nossos sonhos. É com muito orgulho que nossa equipe retorna à Paraíba como tricampeã internacional do ITR”, comentou o professor João Nascimento.

A estudante Eloísa Felentino comentou sobre as dificuldades que teve durante a competição e alegria de conseguir superar mais um desafio e conquistar as medalhas numa competição internacional. “A maior dificuldade durante a competição foi quando o nosso robô caiu do palco na primeira rodada. Tivemos que refazer do zero e programar novamente em poucos minutos para conseguir voltar a disputa. Foi bem difícil, mas conseguimos trabalhar em equipe, nos organizar e recuperar a pontuação”, contou.

Os estudantes da equipe Enterprise da ECIT José Guedes Cavalcante, localizada na cidade de Cabedelo, também garantiram o 1º lugar na modalidade Sumô e a equipe Tesla o 2º lugar Viagem ao Centro da Terra. Outro 1º lugar ficou para a equipe Star Queen da ECIT Prefeito Oswaldo Pessoa da cidade de João Pessoa, na Corrida de Autónomos.

Além destas, a equipe Star Queen da ECIT Pedro Anísio localizada na Capital paraibana, conquistou 2º lugar na Dança Avançada e a equipe Drillroid ficou 3º lugar na Viagem ao Centro da Terra. E a equipe Master Pool da ECIT Mestre Sivuca ficou em 2º lugar no Cabo de Guerra Avançado.

O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho, parabenizou as equipes e frisou os investimentos na área de conhecimento.

“Esse resultado só mostra a eficácia dos investimentos que a Secretaria de Educação tem feito no ensino da Robótica. Uma área multidisciplinar e que tem potencial de engajar os estudantes em sala de aula. Comprova também o talento e a dedicação de nossos estudantes e professores, além de reforçar a importância da robótica educacional como instrumento de inovação, aprendizagem e protagonismo juvenil. Essas vitórias internacionais são um marco que eleva a educação pública da Paraíba e nos inspira a seguir investindo em tecnologia, ciência e nas oportunidades para os nossos jovens”, frisou o secretário.