Notícias
Estudantes da Rede Estadual participam de formação sobre Realidade Virtual e Realidade Aumentada no IFPB
Mais de 300 estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba estão participando de formações sobre Realidade Virtual e Realidade Aumentada no Campus I do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa. As oficinas de RV Unity, programa utilizado para construção de ambientes virtuais, foram oferecidas aos estudantes como parte das ações da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFPB. O Secretário de Estado da Educação da Paraíba, Roberto Souza, esteve presente nas formações na manhã desta quarta-feira (18).
Durante os próximos dias, 364 estudantes da Rede Estadual de Ensino participarão das formações. Os alunos são das escolas ECIT Professora Ilza de Almeida Ribeiro, na cidade de Conde; EEEF Prof. Maria Geny de Sousa Timoteo, EEEF Isabel Maria das Neves, ECIT Professor Pedro Augusto Porto Caminha e EEEF Francisco Campos, em João Pessoa.
Esta é a segunda edição do projeto que oferece este tipo de formação aos estudantes da Rede Estadual de Ensino. A primeira edição foi aplicada nas escolas do Cariri paraibano. Neste ano, o projeto recebeu recursos do Governo Federal para implementar as oficinas com estudantes de escolas estaduais, conforme explicou o coordenador do projeto, o professor Petrônio Alencar de Medeiros.
“Estamos capacitando 364 estudantes da 1ª Gerência Regional de Ensino e demos prioridade a escolas com Ideb abaixo da média. Concorremos em um edital da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Governo Federal, vencemos e estamos implementando esse projeto. A formação tem 20 horas e os alunos têm acesso a essa primeira parte aqui no campus do IFPB por conta dos computadores potentes e de alta performance. Aqui eles passam cinco horas e criam ambientes virtuais, fazem modelagem 3D e têm acesso a essa formação inicial em Realidade Virtual e Realidade Aumentada”, explicou o professor.
O Secretário Roberto Souza esteve presente em uma das formações e lembrou da importância da parceria da SEE-PB com o IFPB. “A Secretaria tem parcerias com diversas instituições para desenvolver o interesse dos estudantes pela programação, por cursos ligados ao desenvolvimento tecnológico, entre eles à Realidade Aumentada. Essa iniciativa é uma dessas ações que possibilita aos nossos estudantes se inserirem neste universo: da tecnologia, da informática e do desenvolvimento de soluções para problemas da sociedade e das próprias escolas. Então, queremos fortalecer e ampliar a oferta de projetos como este”, comentou o Secretário.
Mikhaele Lima, estudante da 1ª Série do Ensino Médio da ECIT Professora Ilza de Almeida Ribeiro, no Conde, comentou sobre a formação. “É muito bom que a gente tenha acesso a este tipo de conteúdo. Eu confesso que Programação não é minha principal área de interesse, mas a formação tem sido muito proveitosa, porque acabamos aprendendo sobre coisas que não tínhamos conhecimento e que, com certeza, vão nos ajudar em algum momento da nossa vida profissional”, concluiu.