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Estudantes da Rede Estadual disputam final da Olimpíada Nacional em História do Brasil
Duas equipes de estudantes, sendo uma da Escola Cidadã Integral Técnica José Duarte Filho, na cidade de Uiraúna, e outra da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior, em Campina Grande, vão disputar no dia 16 de agosto a etapa final da 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A Olimpíada é uma competição direcionada a estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
A ONHB traz uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. A prova para os finalistas será realizada no dia 16 de agosto e a cerimônia de premiação virtual em 12 de setembro.
Na Paraíba, 241 equipes participaram da Olimpíada, entre escolas públicas e privadas, dessas 15 equipes foram finalistas, sendo duas de escolas da Rede Estadual. Neste ano, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio, dessas, 415 grupos de 99 cidades de todos os estados do país irão concorrer a medalhas de bronze, prata e ouro em uma cerimônia online que foi adaptada pelo segundo ano devido à pandemia do coronavírus.
Equipe - Cada equipe na Paraíba é formada por três estudantes e um professor de história. A equipe da Escola Cidadã Integral Técnica José Duarte Filho, na cidade de Uiraúna, é formada pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio: Juliana Calixto, Avila Letícia da Silva, Isabelly Freitas e o professor Reginaldo Carlos de Melo. A equipe também contou com o estudante egresso, Rubens Andrade, que atuou como monitor e, atualmente, cursa História na Universidade Federal de Campina Grande.
Já a equipe da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior, em Campina Grande, é formada pelos alunos da 2ª Série do Ensino Médio, Mateus Henrique Lima, Nícolas Wesley Correia e Vitor Nascimento, e a professora Raíssa Costa.
O professor de História, Reginaldo Carlos de Melo, ressalta que chegar na final é uma grande conquista pelo nível que a competição apresenta. “Fiquei muito feliz por saber que fomos classificados para final, mas não surpreso, porque os alunos se dedicaram muito durante o percurso, apesar das dificuldades,pois estamos entre os melhores. O desempenho escolar geral tende a aumentar com a participação dos estudantes nas olimpíadas, justamente por esse fator competitivo e suscitar o ambiente de jogo. Percebemos o crescimento acadêmico, individual, escolar e principalmente pessoal, que acaba se ampliando para o desenvolvimento para outras disciplinas e atividades da escola”.
Para a professora de História e orientadora, Raíssa Costa, “estamos vivendo um momento muito complicado no Brasil e na educação, então essa conquista veio trazer um pouco mais de esperança e de certeza de que o ensino público pode oferecer excelentes oportunidades a esses jovens. Foi muito bom compartilhar da conquista deles e ver toda a comunidade escolar comemorar junto, vibrar junto, a torcida estava grande. Foi um momento de recompensa por toda a dedicação e empenho que eles tiveram ao longo da competição que realmente exige muito do estudante e da orientadora”, contou.
Etapas - A ONHB conta com sete etapas, seis são online, cada uma com duração de uma semana, respondendo questões de múltipla escolha e realização de tarefas e a última etapa presencial. Cada fase possui 11 questões, que podem ser respondidas pelos participantes a partir de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.
A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades) e tem impacto positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.
ONHB – A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto realizado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e considerada uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades.