Notícias
Estudantes da Rede Estadual de Ensino de Guarabira participam de formação para implantação do Grêmio Estudantil
Estudantes de dez escolas da Rede Estadual de Ensino que fazem parte da 2ª Gerência Regional de Ensino (GRE) se reuniram, nessa segunda-feira (18), para participar de uma formação de líderes para a implantação do Grêmio Estudantil nas escolas. O encontro ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Antenor Navarro, em Guarabira.
A palestra foi ministrada por um dos integrantes do Comitê de Escuta Estudantil, a estudante Thainá Fernandes da ECIT Dom Marcelo Pinto Carvalheira. O intuito do encontro é formar líderes representantes das escolas para que eles repliquem a ação no conselho de líderes, protagonistas e com alunos interessados em fazer parte do Grêmio da sua própria escola.
Cerca de 70 estudantes participaram da formação representando as escolas: EEEF Des.Pedro Bandeira, EEEFM Edgardo Júlio, EEEFM John Kennedy, EEEF Dep.Gustavo Amorim, EEEF Abdon Miranda, EEEFM Antenor Navarro, ECI José Soares de Carvalho, ECIT Emiliano de Cristo, ECIT Dom Marcelo Pinto Carvalheira e a EEEF João Francelino. Todas do município de Guarabira.
Para Thainá Fernandes o principal objetivo é ouvir os alunos e saber o que necessitam, e colocar em ação o Grêmio Estudantil, que é a maior representação do estudante.
“A atividade está sendo ótima. Começou com as escolas de Guarabira e percebi o empenho dos alunos líderes e protagonistas, que se responsabilizam em colocar em prática essa ação nas escolas. Sem contar a ouvidoria ótima sobre as demandas de cada escola, às necessidades e as ideias para resolvê-las”, comentou.
O primeiro encontro da formação foi em Guarabira e terá continuidade em todas as 53 escolas da 2ª GRE. Até agora, apenas a ECI José Soares de Carvalho realizou a eleição e implantação do Grêmio Estudantil.
Cartilha do Grêmio Estudantil
No mês de agosto, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) lançou a Cartilha do Grêmio Estudantil. A cartilha servirá como um guia para aqueles que desejam estabelecer e operar grêmios estudantis eficazes em suas escolas, oferecendo uma estrutura e diretrizes claras.