Notícias
Estudantes da ECIT Obdúlia Dantas lançam Jornal Escolar em homenagem a professor
Os alunos da 1ª e 2ª série do Grêmio Estudantil da ECIT Obdúlia Dantas, localizada em Catolé do Rocha (8ª GRE) produziram o primeiro jornal escolar da instituição, intitulado "O Irmãozinho", em homenagem ao saudoso professor José Clementino Neto (in memoriam).
O projeto tem como objetivo principal divulgar as principais notícias relacionadas ao ambiente escolar, além de evidenciar a importância do protagonismo estudantil nas atividades da escola. Os estudantes envolvidos pretendem por meio do jornal fomentar a participação ativa de seus colegas em diversas ações e projetos, promovendo um espaço de comunicação e expressão dentro da instituição.
O jornal é supervisionado pelo professor de História, Hyago Saraiva Domingos. Ele explica que apresentou o projeto do jornal aos estudantes após a eleição do grêmio estudantil. “Fizemos uma reunião com os integrantes do grêmio e eles aceitaram a proposta de fazer o jornal”, relata o professor.
Dessa reunião foram escolhidos quem seriam os estudantes que fariam as matérias. “Os alunos dos cursos de Marketing e Informática produziram seus textos e eu tive o papel de ser o editor chefe”, conta o professor. Os exemplares foram entregues aos líderes das 14 turmas da escola, aos quatro professores coordenadores de cada área de conhecimento e ao trio gestor.
O professor Hyago explica que os temas das matérias do jornal foram escolhidos em conversa com os demais professores e estudantes que participaram da primeira reunião do periódico. “Muito dos temas foram sugestões de meus colegas mesmo, eles também tiveram uma participação importante para criação desse projeto”, destaca Hyago, que tem a expectativa de que, no próximo ano letivo, os estudantes possam caminhar com autonomia, produzindo o jornal entre eles, apenas com a supervisão dos professores.
Homenagem: José Clementino Neto foi professor da disciplina de Física da unidade. Muito querido na escola, o docente deixou um legado positivo até mesmo com os pais dos alunos que outrora foram alunos dele. “A escola resolveu rebatizar a nossa geração de gremistas com o nome desse professor de física que nos deixou recentemente”, explica o professor Hyago, que conta que o nome do jornal "O Irmãozinho" vem de uma das expressões que eram usadas pelo professor Clementino em suas aulas: chamava a todos dessa maneira "vem cá, irmãozinho", "muito bem, irmãzinha".