Notícias
Estudantes da ECIT Márcia Guedes, de Belém, participam da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Informática
Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, do município de Belém, participaram na manhã desta quarta-feira (12) da primeira etapa da 26ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2024. Além da fase local, caso obtenham uma boa pontuação, os estudantes podem passar pelas etapas estadual e nacional.
Participaram da primeira fase da OBI, 16 estudantes do 9⁰ ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do curso técnico de informática. Eles realizaram uma prova de forma remota na própria escola, que teve duração de 2h.
De acordo com o professor e coordenador local da OBI, Ginaldo Ribeiro, os estudantes passaram por uma preparação de três meses para trabalhar a linguagem de programação "Python" que foi cobrada na prova.
“A Python é uma linguagem de programação amplamente usada para web e para desenvolvimento de software, hoje é uma linguagem usada em todos os cursos de computação e informática. Os estudantes que estão participando da OBI também fazem parte do projeto para desenvolver habilidades de programação e robótica”, comentou.
A OBI 2024 é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem duas modalidades. Uma delas é a Iniciação para competidores que ainda não sabem programar fazem as provas com papel e lápis. As tarefas são no formato de múltipla escolha, com questões sobre lógica e raciocínio computacional. Essa modalidade é dividida no Nível Júnior, para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; Nível 1, para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e Nível 2, para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Outra modalidade é a Programação, a qual os competidores fazem as provas no computador, com tarefas de programação que podem ser resolvidas com uma linguagem de programação entre Python, C, C++, Java e Javascript. Os níveis são: Nível Júnior, para alunos de qualquer ano do Ensino Fundamental; Nível 1, para alunos do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio; Nível 2, para alunos do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio; Nível Sênior, para alunos do 4º ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o 1º ano de um curso de graduação.