Notícias

Estudantes da ECIT Márcia Guedes, de Belém, participam da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Informática

publicado: 12/06/2024 13h31, última modificação: 12/06/2024 13h31
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2024-06-12 at 09.41.05.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-12 at 09.41.05 (1).jpeg

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, do município de Belém, participaram na manhã desta quarta-feira (12) da primeira etapa da 26ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2024. Além da fase local, caso obtenham uma boa pontuação, os estudantes podem passar pelas etapas estadual e nacional.

Participaram da primeira fase da OBI, 16 estudantes do 9⁰ ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do curso técnico de informática. Eles realizaram uma prova de forma remota na própria escola, que teve duração de 2h.

De acordo com o professor e coordenador local da OBI, Ginaldo Ribeiro, os estudantes passaram por uma preparação de três meses para trabalhar a linguagem de programação "Python" que foi cobrada na prova.

“A Python é uma linguagem de programação amplamente usada para web e para desenvolvimento de software, hoje é uma linguagem usada em todos os cursos de computação e informática. Os estudantes que estão participando da OBI também fazem parte do projeto para desenvolver habilidades de programação e robótica”, comentou.

A OBI 2024 é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem duas modalidades. Uma delas é a Iniciação para competidores que ainda não sabem programar fazem as provas com papel e lápis. As tarefas são no formato de múltipla escolha, com questões sobre lógica e raciocínio computacional. Essa modalidade é dividida no Nível Júnior, para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; Nível 1, para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e Nível 2, para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Outra modalidade é a Programação, a qual os competidores fazem as provas no computador, com tarefas de programação que podem ser resolvidas com uma linguagem de programação entre Python, C, C++, Java e Javascript. Os níveis são: Nível Júnior, para alunos de qualquer ano do Ensino Fundamental; Nível 1, para alunos do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio; Nível 2, para alunos do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio; Nível Sênior, para alunos do 4º ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o 1º ano de um curso de graduação.