Notícias

Estudantes da ECIT Márcia Guedes, da cidade de Belém, apresentam dois projetos na EXPOTEC

publicado: 09/08/2024 14h05, última modificação: 09/08/2024 14h05
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2024-08-08 at 12.18.18.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-08 at 12.18.18 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-08 at 12.18.18 (2).jpeg

Estudantes e professores da ECIT Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, localizada em Belém, no Brejo paraibano, apresentaram dois projetos na 10ª edição da EXPOTEC, promovida pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o apoio do Governo da Paraíba. Com expectativa de público de mais de 4 mil pessoas até esta sexta-feira (09), o evento tem na programação salas de conferência, estandes de exposição e arenas de competição.

Um dos projetos apresentados pela ECIT foi o Robotech, que trabalha com três ações envolvendo estudantes da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio Técnico do Curso de Informática, com a coordenação do professor, Ginaldo Ribeiro. Uma delas é Programação na linguagem Python, outra ação é o “Meninas na Programação” que faz a construção de protótipos por meio da ferramenta online Scratch. Nesta atividade, as participantes também ministram aulas de iniciação a programação para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Outra ação dentro do projeto é o Robótica Educacional, o qual os estudantes trabalham com os protótipos montando robôs com kits de robótica.

O outro projeto, coordenado pelo professor Everton Morais, é o “Criatividade em Circuitos: Promovendo a automação em Arduino através da cultura maker”, e envolve banco de dados, arquitetura de hardware e linguagem de programação. O projeto utiliza a lógica de programação por meio do Arduino Uno e a linguagem de programação C++, desenvolvendo a automação de uma lixeira utilizando também sensores e um servo motor.

Para construir o projeto, os estudantes tiveram conteúdo teórico ministrado nas aulas do Curso de Informática, especificamente na disciplina de Linguagem de Programação, agregando o conhecimento com a aplicação da cultura maker, que se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções.

“O intuito é proporcionar aos estudantes um ensino-aprendizagem com o uso das tecnologias, além de abordar a propulsão a Matemática e Língua Inglesa. Incentivando que os alunos exerçam protagonismo em suas práticas cotidianas, dentro e fora do contexto escolar”, explica o professor.

A gestora da ECIT Belém, Francisca Darize, esteve presente no evento e destacou a importância da participação dos estudantes em atividades que desenvolvem o protagonismo e habilidades nas tecnologias.

“Trabalhar com projetos interdisciplinares faz parte da nossa rotina pedagógica. Ver os resultados dos projetos expostos na EXPOTEC, um evento a nível nacional, deixou a todos nós da equipe pedagógica e gestora imensamente orgulhosos, esse momento trouxe a nossos protagonistas a experiência prática no curso de informática, agregou conhecimentos da BNCC e, o melhor, preparou nossos alunos para uma cidadania plena aproximando seus conhecimentos teóricos da prática diária”, comentou.