Notícias

Estudantes da ECIT de Puxinanã são convidadas para participar do projeto 'Meninas no Espaço' da Agência Espacial Brasileira e UFRN

publicado: 11/02/2025 15h24, última modificação: 11/02/2025 15h24
1 | 2

Cinco estudantes da 2ª série o Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Plínio Lemos, do município de Puxinanã, irão participar do projeto 'Meninas no Espaço', ação é realizada pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com financiamento da Agência Espacial Brasileira (AEB). A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento educacional, estimular o interesse de meninas e mulheres pelo setor aeroespacial, e promover a capacitação em áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

As estudantes Mariany dos Santos Lima, Geovana Costa Farias, Sara Gomes de Andrade, keliane de Araújo Silva Capim e Izabela Irineu da Silva, sob a coordenação da professora Andressa Moura, irão participar entre os dias 17 a 20 de fevereiro do Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (GLOBE), na cidade de Natal, com tudo pago.

Além disso, as alunas receberão bolsas de pesquisa no valor de R$200 reais mensais e R$700 reais para a professora responsável. A carga horária é de 20 horas semanais, divididas conforme as necessidades do projeto, com possibilidade de renovação das bolsas a depender da disponibilidade e do desempenho.

"Vamos participar de uma capacitação do Globe onde terão o acesso ao aplicativo e entender os protocolos além de a capacitações online. Também participarão de visitas no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) que é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes e também no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, onde terá um lançamento de um balão atmosférico", comentou a professora Andressa Moura.

Todas essas capacitações e visitas tem o objetivo de desenvolver um projeto que ainda será distribuído às temáticas e por fim, as estudantes vão produzir um artigo científico com o intuito de publicação. O projeto tem duração de apenas dois meses com a possibilidade de ser prolongado.

Projeto da escola: As estudantes da ECIT Plínio Lemos foram convidadas a participar do 'Meninas no Espaço' devido a projetos desenvolvidos na escola como o ilhas flutuantes artificiais para revitalização da lagoa do município de Puxinanã, dentro do curso técnico de Agroecologia.

"Esse projeto iniciou a partir da ideia de um estudante que mora em sítio e falou que quando faltava água, a casa dele era abastecida com a água que vinha do açude da cidade, e ele achava que não era boa. Então, surgiu o projeto utilizando materiais recicláveis para fazer essas ilhas flutuantes em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande que já trabalhava com a ilha. Esse ano devemos continuar esse projeto e desenvolver ele na prática", comentou a professora, Andressa.

Sobre o GLOBE: O GLOBE é um programa internacional de ciência e educação ambiental que fomenta a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em coletas de dados ambientais e estudos científicos, contribuindo de maneira significativa para a compreensão do meio ambiente em escalas locais, regionais e globais. O Programa possui uma rede formada por 126 países, mais de 38 mil escolas, 42 mil professores e 228 mil cientistas cidadãos.