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Estudantes apresentam protótipos em evento que marca início da implantação de laboratórios tecnológicos em 70 escolas estaduais
A Escola Estadual José Jofilly, em Campina Grande, sediou, nesta quarta-feira (26), a abertura das atividades que marcam o início da implantação de laboratórios tecnológicos em 70 unidades escolares da rede estadual. A iniciativa resulta de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), o STEM Brasil, o Instituto InovaMente e o Grupo Stellantis. O evento apresentou exemplos de projetos científicos desenvolvidos por estudantes da escola, demonstrando o potencial pedagógico que os kits laboratoriais possibilitarão quando forem entregues às demais unidades. As formações para professores e estudantes começarão em 2026, com previsão de distribuição dos equipamentos no início do ano letivo.
A programação foi iniciada com demonstrações nos laboratórios de Ciências da Natureza e Exatas. Os alunos apresentaram protótipos, como um boné equipado com sensores para auxiliar pessoas com deficiência visual, além de experimentos com conceitos de física e química. As atividades foram desenvolvidas com apoio de professores da escola e com orientação técnica do STEM Brasil, ilustrando como os recursos serão utilizados após a implantação dos laboratórios.
A gerente executiva de Desenvolvimento Curricular, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Noturno, Leia Gonçalo, explicou que a etapa realizada na Escola José Jofilly representa apenas o começo das ações. “Essa parceria prevê formações para professores das 70 escolas contempladas, que atuarão como multiplicadores do conhecimento para outros educadores e estudantes. A Secretaria também formará equipes técnicas para garantir a continuidade do processo após o término da parceria formal, estruturando um trabalho permanente nas escolas”, explicou a gerente.
Durante a apresentação dos projetos, a estudante Karine Vitória, do 8º ano, explicou o funcionamento do protótipo do boné detector de obstáculos. O dispositivo, construído pelos estudantes, utiliza sensores eletrônicos acoplados a uma placa e é alimentado por bateria portátil, permitindo a identificação de barreiras em uma faixa de meio a dois metros de distância. O protótipo foi desenvolvido por um grupo de sete estudantes, sob orientação de professores das áreas de Matemática e Ciências. “Foi muito importante e gratificante para nós enquanto estudantes produzirmos um equipamento que tem potencial para contribuir com a mobilidade de pessoas com deficiência visual, ajudar essas pessoas”, contou.
Outro projeto apresentado foi conduzido pela estudante Maria Alycia, do 9º ano, que demonstrou um experimento utilizando extrato de repolho roxo para identificação de pH. A aluna explicou o uso da antocianina como indicador químico, apontando que a mudança de cor permite identificar se uma substância é ácida, neutra ou básica. A experiência foi relacionada a aplicações práticas, como na formulação de produtos de uso diário, reforçando a importância da investigação científica no contexto escolar.
O representante nacional do Grupo Stellantis, Fernando Elias, destacou que a formação prevista beneficiará cerca de 350 professores em diferentes regiões do estado. “A expectativa é que, com os laboratórios implantados, as escolas passem a promover experimentos e feiras científicas de forma frequente. Estamos muito felizes com a confiança da Secretaria na parceria. O investimento em educação como estratégia de transformação social é algo primordial para nós. Estaremos acompanhando de perto os resultados da iniciativa nos próximos anos”, afirmou.
Representantes do STEM Brasil ressaltaram que as formações serão alinhadas ao currículo escolar e envolverão metodologias ativas para incentivar o protagonismo estudantil e a interdisciplinaridade. Os conteúdos trabalhados terão correlação direta com as áreas de ciências, matemática e tecnologia, com projeção de ampliar o engajamento dos alunos e favorecer o desenvolvimento de projetos com potencial de aplicação no cotidiano.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, afirmou que a parceria representa uma etapa estratégica na consolidação de políticas públicas voltadas à inovação pedagógica. “As demonstrações realizadas pelos alunos da Escola José Jofilly sinalizam os caminhos que a rede estadual pretende fortalecer nos próximos anos. A previsão é iniciar o processo de formação ainda no primeiro semestre de 2026, preparando as escolas para o recebimento e uso dos kits laboratoriais de forma integrada às práticas de ensino”, adiantou o secretário.