Notícias

Estudante da EEEFM Professora Margarida Medeiros representa a Paraíba nas Paralimpíadas Escolares, na modalidade badminton

publicado: 26/11/2025 14h06, última modificação: 26/11/2025 14h06
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2025-11-25 at 19.18.24.jpeg
WhatsApp Image 2025-11-25 at 19.18.24 (1).jpeg

O jovem George Tauã, estudante da 3ª série do Ensino Médio da EEEFM Professora Margarida Medeiros da cidade de Paulista, no Sertão paraibano, está na delegação da Paraíba para participar das Paralimpíadas Escolares. A competição mundial que ocorre em São Paulo, até a sexta-feira (28), reuni crianças e jovens com alguma deficiência que estão em idade escolar. As disputas serão em sete modalidades: natação, vôlei sentado, futebol PC (paralisados cerebrais), judô, badminton, tênis de mesa e bocha.

O estudante George Tauã tem a condição de nanismo e nesta competição vai participar na modalidade badminton. O paratleta iniciou no esporte na 1ª série do Ensino Médio, e já participou do Paradesporto na modalidade halterofilismo em São Paulo, onde ficou na 4ª colocação. Ele também é medalhista de ouro nos jogos Paraescolares da Paraíba, nas modalidades badminton e tênis de mesa.

"Eu treinava duas vezes por semana para conciliar com os estudos. A expectativa para o nacional é muito grande, estou muito confiante no meu potencial e fico feliz em representar meu estado, pois eu sei que tem vários atletas bons, mas vamos com tudo", disse o estudante e paratleta.

Para o professor de educação física da escola, Alisson Vaz, o paratleta, é um exemplo no esporte para os demais estudantes de todo estado.

“O atleta vem se destacando a cada ano, na modalidade de tênis de mesa, halterofilismo e desde o ano passado começamos a treinar o badminton, o qual também ele vem se destacando. É um atleta muito focado, centrado e dedicado aos treinos, às competições, e graças a Deus ele conseguiu se classificar para o nacional. E, com certeza, se Deus quiser, ele vai ter uma boa competição e vai trazer a medalha dele representando o nosso estado e a nossa regional”, disse o professor.

Esta será a segunda e última etapa do evento que teve início no dia 17 de novembro e já contou com atividades nas modalidades de atletismo, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas 3×3, goalball, taekwondo e rúgbi em cadeira de rodas.

Nas duas semanas de competição 2.056 atletas passaram pelo o evento representando as 27 unidades federativas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O resultado do estado vencedor será divulgado na sexta-feira (28) ao final das provas.