Estudante da ECIT de Lagoa Seca participa de oficina preparatória para IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

publicado: 24/09/2024 11h05, última modificação: 24/09/2024 11h05
WhatsApp Image 2024-09-23 at 14.46.21 (1).jpeg

A estudante Eduarda Graziele, da 3ª série do Ensino Médio, do Curso Técnico em Comércio da ECIT Francisca Martiniano da Rocha, localizada em Lagoa Seca, participa nos dias 25 e 26 de setembro de uma oficina em Brasília (DF) para preparação da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A atividade auxiliará a estudante a desenvolver ideias e projetos para organizar e promover as conferências estadual e nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

O objetivo da CNIJMA, que é organizada pelo Ministério da Educação (MEC), é pedagógico, e busca apoiar as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação na promoção da participação social. Incentiva a mobilização e a ação sobre a dimensão política e social da questão ambiental, bem como a sua inserção e apropriação pelos sistemas de ensino nas dimensões de gestão, currículo e infraestrutura das unidades escolares.

A integrante do grupo de estudos “Os Sapiens”, foi escolhida devido sua experiência no grupo de estudos, sua disponibilidade e habilidade com a comunicação. Além de desenvolver diversos projetos dentro da temática de meio ambiente, refletindo constantemente sobre as mudanças climáticas visando sempre a realidade local.

“Um desses projetos como a produção de  bioplástico com capim braquiária que visa diminuir as queimadas na região, o mesmo bioplástico que alimenta o projeto Seed Bombs que tem como finalidade usar cápsulas de proteção de sementes no processo de reflorestamento das matas ciliares nas margens do Rio Mamanguape”, detalhou o professor, Alexandre Lima.

Eduarda será a única estudante da Paraíba, e irá acompanhada por três representantes paraibanos das Comissões Organizadoras Estaduais, que juntas representam instituições públicas, privadas e da sociedade civil. O grupo terá o papel de mobilizar e articular as conferências locais, que devem ser realizadas em escolas, municípios e regionais, culminando na Conferência Estadual.