Notícias
Escola estadual realiza 1ª Agro Expor e inauguração do viveiro do Projeto Codornas, em Taperoá
A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Melquíades Vilar do município Taperoá, no Cariri paraibano, vai realizar de 27 de novembro a primeiro de dezembro, deste ano, a 1ª Agro Expor. O evento faz parte da culminância das disciplinas de Intervenção Comunitária e Intervenção Social Comunitária do curso técnico de Agronegócio, que visam apresentar soluções para problemáticas da comunidade que tenham relação direta com o Curso.
Na programação terá palestras, oficinas, apresentações de trabalhos de conclusão de curso e a inauguração do viveiro do Projeto Codornas desenvolvido pela escola. Entre os palestrantes confirmados para o evento está o engenheiro de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Celso Duarte, que vai debater sobre ‘Cultivo da Piscicultura em Águas Interiores’. A palestra será contextualizada com o projeto que está sendo criado pela escola de piscicultura de tilápias em caixas d’água.
Também terá a participação do doutor em Agronomia, José Thyago Sousa que trará a palestra ‘Palma forrageira: Lavoura eficiente para a pecuária produtiva’. E o doutorando em Ciências Climáticas, Israel Silva que vai tratar sobre ‘Interações entre sustentabilidade do agronegócio e as mudanças climáticas’.
Além do projeto de produção de ovos de codornas, que já está em funcionamento, e os estudos para ser implementado a piscicultura de tilápias, a escola também está incentivando a criação de hortas hidropônicas. Neste tipo de cultivo as plantas são colocadas em substrato ou solução nutritiva e não tem contato com o solo.
O I Agro Expor da ECIT, Melquíades Vilar também contará com assinatura de contratos de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na Paraíba e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). A parceria com essas instituições vai viabilizar cursos para os estudantes da ECIT.
“A Agro Expor é um evento inovador e nossa intenção é criar as condições necessárias para que seja abordados temas específicos ao curso de Agronegócio e também o momento ideal para culminar ações que estão sendo desenvolvidas dentro do curso como o projeto da Codorna que estão em andamento e outros que estão sendo desenvolvidos”, afirmou o gestor da ECIT, Milkal Araújo.