Notícias
Escola Estadual de Puxinanã utiliza técnica de quilling em aulas de disciplina eletiva
Por meio da disciplina eletiva “Espalhando quilling por ai”, os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM), Cônegos Antônio Galdino, do município de Puxinanã, estão trabalhando o estudo da representação gráfica, por meio da técnica artesanal quilling para a elaboração de atividades que exercitam a linguagem visual e a confecção de quadros decorativos.
Além do projeto gráfico, o intuito das atividades da disciplina eletiva é de contribuir para a formação dos jovens tratando de temas como: estética moderna, autodisciplina, replicabilidade, reconhecimento da importância da participação individual no contexto grupal, desenvolvimento das potencialidades intelectuais de raciocínio, percepção, responsabilidade e criatividade. Além de trabalhar o incentivo à economia.
A técnica artesanal quilling é trabalhada com tiras de papel para criar diferentes imagens detalhadas em formato 3D. Os estudantes estão em processo de aprender a técnica e nos próximos dias darão início ao desenvolvimento dos desenhos e a produção de quadros e outros artesanatos que o quilling permite.
Para que os alunos aprendam a técnica com tranquilidade, a professora de Biologia, que ministra a eletiva, “Espalhando quilling por ai”, Luciene Santos, levou para sala de aula modelos impressos.
“A disciplina eletiva precisa ser diferenciada para os alunos gostarem, o quilling, por ser algo desconhecido em nossa cultura, fiquei receosa, mas quando iniciamos as oficinas eles interagiram bem e se interessaram”, explicou a professora.
A culminância da eletiva está prevista para o mês de dezembro com a exposição de todas as artes produzidas pelos estudantes.