Notícias
Escola Estadual de Arte homenageia o poeta Juca Pontes
A Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa que leva o nome do poeta Juca Pontes, homenageou nesta sexta-feira (10), o escritor e jornalista paraibano, dia de seu aniversário, com apresentações artísticas de dança, poesia, artes plásticas e muitos abraços, marca registrada do poeta.
Durante a cerimônia, o Secretário de Estado da Educação da Paraíba, Roberto Souza, parabenizou a escola e o legado do escritor que tanto fez pela cultura paraibana. “Juca Pontes é um gigante da cultura desse estado. É uma alegria saber que essa escola recebe o seu nome” citando o pedido do Governador João Azevedo em colocar o nome do escritor na escola.
O Secretário também mencionou o pioneirismo da Paraíba em construir uma escola técnica de ensino médio. “Na história educacional do nosso país, da escolarização formal, não temos escolas dessa natureza. Quando se falar de escola de arte ou quando alguém, de qualquer estado desse país, quiser uma referência de escola de arte de ensino médio vão procurar a Paraíba”, ressaltou.
O diretor da escola, prof. Jamil Richede, destacou a sensibilidade do escritor Juca Pontes e que essa homenagem no dia em que o artista faria 65 anos é uma grande alegria. “Todos os textos que vocês estão vendo nessas paredes são de Juca e foram escolhidas pelos estudantes”, comenta sobre o protagonismo da juventude.
Jade Pontes, filha do escritor, falou representando a família e agradeceu a todos pela linda homenagem. “Essa escola é a cara dele, que era uma pessoa preocupada com a cultura e incentivador das artes. E esse lugar nos faz lembrar da grandeza dele”, falou lembrando do hábito do pai em cumprimentar a todas as pessoas com um abraço.
Esse costume do artista, do abraço caloroso, foi lembrado em um mural organizado e produzido pelos estudantes onde uma imagem do poeta de braços abertos recebe a todos no alto da parede da escola. “Esse era o jeito dele, meio tímido mas muito afetuoso”, conclui Jade.
Também participaram da cerimônia o Secretário Executivo de Cultura da Paraíba, Cicinho Lima. O cordelista Raniery Abrantes, que presenteou a escola com 10 volumes do cordel que fez em homenagem ao escritor. E o representante do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Adahilton Lacet, que falou da felicidade em ver o espaço transformado em um logar de cores e alegrias.
Após a cerimônia todos puderam conferir um pouco mais sobre a pessoa de Juca Pontes em um memorial organizado pelos estudantes com objetos emprestados pela família do escritor. Livros, jornais, fotos antigas, desenhos e pinturas feitas pelo artista estão expostos em uma sala da escola aberta para visitação.
A escola começou a funcionar em janeiro de 2023, no prédio histórico onde funcionou um presídio, e oferece 5 cursos técnicos (design gráfico, produção de áudio e vídeo, teatro, artesanato e Informática) para 138 estudantes de toda região metropolitana de João Pessoa. Em abril deste ano a escola passou a homenagear o escritor, poeta e jornalista Juca Pontes.