Notícias
Escola Epitácio Pessoa realiza culminância do projeto ‘Letramento: da leitura do mundo para a prática escolar’
‘Letramento: da leitura do mundo para a prática escolar’. Esse é o título do projeto de intervenção que guia os trabalhos que resultam em práticas exitosas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa, na cidade de João Pessoa. O projeto busca trabalhar descritores e competências, contribuindo para que os alunos adquiram competências e habilidades necessárias à aquisição da leitura, escrita e conhecimento matemático, pilares importantes do programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba.
De acordo com Josane Mahon, articuladora do programa SOMA na Escola Epitácio Pessoa, a estrutura do projeto é dividida nos bimestres escolares, resultando, ao final dos dois meses, em uma culminância. A última culminância aconteceu na última sexta-feira (11), com a construção de um circo mágico envolvendo toda a equipe escolar, em que foram trabalhados gêneros textuais, como a fábula, comemorando também o dia das crianças.
Com a escola inteira enfeitada e os professores animados, a programação agradou em cheio as crianças, contando com brincadeiras, apresentações dos alunos e muita comida gostosa. Ana Carolina Francelino, do 4º ano, estava ansiosa para que dessem início as apresentações. “Eu gosto desses dias assim porque a gente brinca, aprende e ainda come coisas gostosas”, afirma a aluna.
Para a diretora Ana Karla Eça, o sentimento acerca da culminância é o de dever cumprido. “É nesse momento em que a gente consegue apresentar os resultados trabalhados ao longo do bimestre. Nessa culminância, especificamente, a gente apresentou a fábula, e eles estão eufóricos”, explica a diretora.
Em bimestres anteriores - No primeiro bimestre, as professoras trabalharam com os alunos, gêneros de cantigas de rodas e parlendas, construindo, ao final das atividades, um “cantinho da textoca”, em que os alunos penduravam em um varal no pátio da escola, produções e pinturas produzidas em sala de aula. Além do cantinho, as professoras, junto aos alunos, produziram um rodízio literário através de um carrinho cheio de livros, que passeava pelas salas de aula, como uma biblioteca itinerante.
Grande estrela do ano de 2019 pelo seu centenário, Jackson do Pandeiro permeou as atividades escolares do segundo bimestre. A escola se apropriou do ano cultural do paraibano e realizou uma visita a cidade de Alagoa Grande para que os alunos pudessem conhecer um pouco sobre sua vida e obra. Na culminância do segundo bimestre, foi pensado em desenvolver um mini correios em que os alunos escreviam cartas, entregavam aos seus colegas e liam para eles. A diretora da escola Ana Karla Eça explica que essa atividade envolveu desde os gestores até a portaria, e trabalhou, além da escrita, leitura e oralidade, a afetividade das crianças. O bimestre foi encerrado com uma festa junina, em que também foram trabalhadas as letras de Jackson do Pandeiro, a literatura de cordel e as receitas de comidas típicas do São João.
No atual bimestre, o foco esteve voltado para os gêneros textuais. Resgatando a ideia do carro literário, onde as professoras desenvolveram a mala literária, com o mesmo intuito de fazer circular os livros de vários gêneros textuais pelo ambiente escolar.
Através dessas atividades desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo, a escola tem apresentado bons resultados e se tornado referência de práticas exitosas em questões de leitura, escrita e matemática.