Educação realiza capacitação sobre Ideb para 25 escolas do Cariri paraibano

publicado: 25/09/2023 14h28, última modificação: 26/09/2023 09h35
WhatsApp Image 2023-09-25 at 13.07.38.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), está promovendo a ‘Caravana Avança IDEB’ em todas as 14 Gerências Regionais de Ensino (GRE), o projeto visa debater ações nas escolas, que possam contribuir com as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Neste mês de setembro, a 5ª GRE realizou uma capacitação para gestores e coordenadores pedagógicos de 25 escolas do Cariri paraibano.

A capacitação ocorreu na ECIT Francisco de Assis Gonzaga da cidade de Prata, onde os profissionais da educação puderam conferir algumas atividades promovidas pela ECIT. Uma delas é o quadro de frequência gerido pelos próprios estudantes e também uma ação de não desperdício dos alunos durante a alimentação no refeitório da instituição.

Na ocasião foi ministrada uma palestra do gestor, Ricardo Silva da ECI Professor Itan Pereira da cidade de Campina Grande, que faz parte da 3º GRE. A escola foi uma da Rede Estadual de Ensino, que atingiu o 1º lugar da meta do Ideb, no Ensino Fundamental e Médio.

O gestor detalhou sobre o trabalho ministrado na ECI Professor Itan, as experiências obtidas na escola, o papel dos gestores, as estratégias a serem alcançadas e a importância do planejamento para conseguir alcançar resultados positivos na educação pública do estado.

“Entre os assuntos discutidos estão as disciplinas de língua portuguesa e matemática, que o Ideb está tomando como pauta e a importância de trabalhar com essas disciplinas de forma interdisciplinar. Foi um momento enriquecedor para demonstrar que cada escola pode, diante da sua realidade pedagógica, desenvolver uma estratégia socializada para o alcance de suas metas”, explicou o gestor.

Cícero Roberto Souza, gestor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM), João de Oliveira Chaves da cidade de Monteiro, participou da capacitação e afirmou que o momento foi de aprendizado.

“Tivemos a palestra sobre a escola de sucesso de Campina Grande e sobre as ações desenvolvidas, ficamos muito felizes com esse avanço. Foram passas experiências, as quais vamos colocar em prática nas nossas escolas. E o que vai nos ajudar também serão os notebooks que foram disponibilizados para o trio gestor e aproveito para agradecer ao governador João Azevêdo e ao secretário da Educação, Roberto Souza”, frisou.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Ideb.

A avaliação está sendo aplicada em todo o Brasil, entre os dias 23 de setembro e 10 de novembro.