Notícias
Educação participa do evento e reafirma compromisso com o fortalecimento das campanhas de vacinação nas escolas
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) participou nesta quarta-feira (14), da abertura da Oficina Saúde & Educação do projeto Parcerias pelas Altas Coberturas Vacinais (PRCV) promovido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz). O objetivo do encontro é discutir estratégias de ampliação e fortalecimento das campanhas de vacinação nas escolas em todo o Estado. O evento ocorre até essa quinta-feira (15) no auditório do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Entre os temas debatidos por profissionais da saúde e educação estão o ‘A importância de vacinação de crianças e adolescentes no cenário de alto risco para o retorno de doenças preveníveis por vacinas’ - ‘A hesitação vacinal: como a escola pode contribuir para a reconquista das altas coberturas vacinais?’ – ‘Comunicação com alunos, suas famílias e professores’.
Para o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, é preciso retomar a discussão com a junção das secretarias de saúde e educação para resolver o problema que foi gerado nesses últimos anos, da negação de vacina. “A escola é o lugar da formação, mobilização e conscientização das pessoas, das crianças e jovens. Devemos formar uma cultura pelas vacinas para quando houver as campanhas de vacinação, as pessoas estejam cientes da necessidade de imunização”, detalhou.
A secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nobrega, reforçou a importância das ações dos programas Segunda Infância e Saúde na Escola para estabelecer estratégias para o aumento da procura da imunização. “Por meio das gerências regionais de educação e saúde vamos buscar estratégias dentro das ações pedagógicas durante o ano letivo para conquistar a cobertura vacinal”.
O evento contará ainda com uma oficina com o tema: Preparando a escola para a próxima campanha de vacinação.
Também esteve presente na abertura do evento a coordenadora de pesquisas da Fiocruz, Dra. Maria de Lourdes Maia, que destacou a popularização da ciência. “Esse projeto é a junção da comunicação e educação. Precisamos popularizar a ciência, de forma lúdica, que professor, pais e alunos possam ter o conhecimento científico sobre a vacina”, destacou.
O PROJETO
Parcerias pelas Altas Coberturas Vacinais (PRCV) é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).