Educação da Paraíba promove Jornada de Formativa "Minha Escola é Sustentável" e lança Cartilha de Orientação para as escolas

publicado: 20/08/2024 18h30, última modificação: 20/08/2024 18h33
DSC_1090.jpg
Jornada Formativa Educação Sem Barreiras_Delmer Rodrigues (26).jpg
Jornada Formativa Educação Sem Barreiras_Delmer Rodrigues (20).jpg
Jornada Formativa Educação Sem Barreiras_Delmer Rodrigues (7).jpg
Jornada Formativa Educação Sem Barreiras_Delmer Rodrigues (3).jpg
Jornada Formativa Educação Sem Barreiras_Delmer Rodrigues (30).jpg
DSC_1016.jpg
DSC_1090.jpg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba por meio da Gerência Executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação realizou nesta terça-feira (20), a terceira fase da Jornada Formativa Educação Sem Barreiras "Papo de chão de Escola" com o tema "Minha Escola é Sustentável". Na ocasião também foi feito o lançamento da Cartilha de Orientação Escola Sustentável, com diretrizes e sugestões de atividades a serem executadas nas instituições de ensino.

A Jornada consiste numa trilha de formações ao longo do ano letivo, abordando temas transversais relevantes para a educação da Rede Pública Estadual de Ensino. O objetivo desta terceira fase é promover uma abordagem proativa para o desenvolvimento sustentável, integrando práticas sustentáveis no ambiente escolar e incentivando a conscientização ambiental, social e econômica. O evento foi direcionado para professores, coordenadores, gestores e gerentes Regionais da Educação.

Os participantes foram recepcionados ao som do grupo de percussão Baticumlata da Emlur, composto por trabalhadores da coleta seletiva. Os instrumentos utilizados foram confeccionados com materiais recicláveis. Em seguida teve a apresentação dos estudantes do projeto Porto Cidade, programa do Porto de Cabedelo que promove ações sociais para moradores e estudantes. Também foram entregues mudas da árvore Ipês para todas as escolas da 1ª GRE e para as 14 Gerências Regionais de Educação.

No primeiro bloco da Jornada Formativa foram apresentados dados de uma avaliação diagnóstica da Rede Estadual de Educação, em relação ao interesse e práticas de atividades de sustentabilidade pelos estudantes e professores. Também foi mediada uma roda de conversa com os professores Chico Pegado e Alexandre Macedo, ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No segundo bloco foram realizadas apresentações de projetos exitosos sobre a temática de sustentabilidade. Foram convidados o professor Manoel Messias, da ECIT Mangabeira; o professor Cláudio Reinke, da ECIT Coronel Jacob Guilherme Frantz; Jéssica Guimarães coordenadora do Porto Cidade; e o estudante de Engenharia Ambiental, Eduardo Henrique.

Os professores apresentaram projetos como composteiras, hortas orgânicas, alimentação saudável e não desperdício entre outros projetos que envolvem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com o projeto "Fashion ODS" da ECIT Mangabeira, que consiste na produção de roupas reutilizando materiais recicláveis e tecidos.

"Acho de extrema importância trabalhar esse tema da sustentabilidade e fomentar o estudo ambiental nas escolas. Pois é na infância e na adolescência que os temas são mais assimiláveis do que na fase adulta e nessa assimilação é o que leva a reprodução de uma cultura de preservação ambiental e repassar esses aprendizados aos próximos", afirmou o secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim.

O diretor presidente do Porto de Cabedelo, Ricardo Barbosa, ressaltou a parceria com a Secretaria de Estado da Educação na promoção dos cursos para o programa Porto Cidada. Também ressaltou a implementação do pilar de sustentabilidade, tema do evento de formação.

"No programa Porto Cidade do Porto de Cabedelo são vários pilares trabalhados com as crianças da cidade de Cabedelo. Entre os pilares está a parceria muito sólida com a Secretaria de Estado da Educação em promover cursos de línguas estrangeiras e profissionalizantes. Também estamos com um dos pilares o da sustentabilidade, uma dessas ações está aqui com as doações de mudas de ipês", disse Barbosa.

Também estiveram presentes o Secretário executivo de Desenvolvimento Sustentável, Radomécio Leite e os 14 Gerentes Regionais de Ensino da SEE-PB.

Cartilha de Orientação Escola Sustentável - Tem como objetivo orientar atividades e a promoção da sustentabilidade nas escolas e representa um passo significativo atuando como um instrumento de apoio para as escolas. A Cartilha foi desenvolvida em conformidade com referências atualizadas oferecendo sugestões de atividades para integrar o tema de forma transversal ao longo do ano letivo.

"A nossa Jornada Formativa vem junto com a Cartilha de Orientação para as escolas, mas além da cartilha elaboramos um outro material teórico com outras sugestões de atividades para que as escolas possam implementar essa temática em suas imersões pedagógicas e as escolas também enviarem relatórios para fazermos o monitoramento dessas atividades", frisou a gerente executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Tatiane Andrade.

No encerramento foi realizado um desfile Desfile Ecológico dos estudantes da ECIT Mangabeira com roupas reutilizando materiais recicláveis representando cada uma dos 17 ODS.