Notícias
Educação da Paraiba marca presença em evento sobre Educação Profissional Técnica em São Paulo
A Gerência Executiva de Educação das Escolas Cidadãs Técnicas (GEECT), da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, participou nestas quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, de um encontro sobre Monitoramento e Avaliação para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O evento foi promovido pelo Itaú Educação e Trabalho, e aconteceu na cidade de São Paulo.
Além da Paraíba, participaram do evento representantes dos estados de Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Espírito Santo. O encontro foi o início da construção da Sistemática de Monitoramento da Política Estadual da Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT) com foco nas escolas, construindo um plano de trabalho que se adeque à realidade de cada estado.
O Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) tem como objetivo desenhar esse Sistema de Monitoramento até o mês de dezembro. Neste sentido, o produto final será a
proposta de um Sistema de Monitoramento para a PEEPT para avaliar, acompanhar e servir de insumo para a qualificação da Política de Educação Profissional e Tecnológica.
De acordo com Túlio Antunes, Gerente executivo das Escolas Cidadãs Técnicas, o evento é uma oportunidade positiva de troca de conhecimentos entre os estados. Ele destaca que a Paraíba é uma das redes mais inovadoras e mais propositiva na área da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
“Temos cada vez mais a certeza que a educação profissional e tecnológica é libertadora e o melhor caminho para a formação integral dos estudantes. Estamos focados em melhorar nossa rede de mais de 37 mil estudantes nas 161 escolas técnicas da rede estadual.”, comenta Túlio.
Mayra Paula, Gerente operacional de Gestão e Acompanhamento para Resultados, destaca que o encontro entre estados é muito produtivo. “A Paraíba tem muito a contribuir nesta discussão, sendo que a EPT no nosso estado já avançou em muitos aspectos, sobretudo quando consideramos políticas públicas como o Primeira Chance e o PDDET.”, destaca.