Notícias

ECIT Prata promove projeto “Prata abraçando a vida” em alusão à campanha do Setembro Amarelo

publicado: 27/09/2024 13h18, última modificação: 27/09/2024 13h18
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
WhatsApp Image 2024-09-26 at 13.42.51.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-26 at 13.42.53.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-26 at 13.42.53 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-09-26 at 13.42.55.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-26 at 13.42.53 (1).jpeg

A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Dr. Elpídio de Almeida “ECIT Prata”, da cidade de Campina Grande, promoveu durante o mês de setembro, o projeto “Prata abraçando a vida” em alusão à campanha do Setembro Amarelo. O objetivo foi colocar em evidência valores como respeito ao próximo, solidariedade e amizade, despertando a conscientização dos alunos sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio. As atividades foram encerradas no dia 25 setembro com a culminância do projeto.

Estudantes de todas as séries do Ensino Médio e Técnico se envolveram nas ações desenvolvidas como rodas de conversa e debates em sala de aula, que proporcionaram um espaço seguro para que os alunos compartilhassem suas experiências e refletissem sobre a importância de cuidar da saúde mental. Foram realizadas, a confecção de materiais informativos e de cartazes para as salas de aula, tornando a temática mais presente no cotidiano escolar.

No dia da culminância, os estudantes apresentaram uma encenação teatral “Sombras da Vida”, que, de maneira sensível e artística, abordou questões relacionadas à tristeza, solidão e superação, permitindo aos estudantes se conectarem com as mensagens transmitidas. Também foi montada uma Barraca do Abraço e realizada a dinâmica do Abraço Grátis, criando um espaço de acolhimento e carinho entre os estudantes, professores e profissionais que trabalham na ECIT.

Foram ministradas palestras com os profissionais de psicologia Geovane Moura e Ludwig Leal, nas quais foram trabalhadas perspectivas técnicas e acolhedoras sobre saúde mental e destacando a importância de se estar atento aos sinais de sofrimento psicológico.

Além disso, foi montada a Barraca do Abraço, onde foi realizada a dinâmica do “Abraço Grátis”, criando um espaço de acolhimento e carinho, promovendo a importância de gestos de afeto e apoio mútuo.

“Promovemos também a realização do concurso de desenho sobre o tema do projeto: "Prata abraçando a vida", que contou com a participação de 12 estudantes. A ilustração escolhida de forma democrática foi o intitulado "Somos livres como girassois de Van Gogh", da aluna Alícia Lima Batista, da turma do 1ºano de administração”, comentou a gestora Kilma Porto.

Para finalizar o dia da culminância do projeto foi realizada uma Caminhada pela Vida, com a participação da banda marcial da escola, percorrendo os arredores da ECIT envolvendo, familiares e moradores do bairro.