Notícias
ECIT de Alagoa Nova realiza I Semana de Ciências e Tecnologia
A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Monsenhor José Borges de Carvalho, do município de Alagoa Nova, Agreste paraibano, realizou no mês de outubro a I Semana de Ciências e Tecnologia e a I Mostra de Tecnologia (I MOSTRATEC do Borjão). O evento, idealizado pelas as áreas de Ciências da Natureza e Matemática, teve na programação rodas de conversas, exposições e visitas dos estudantes a escolas do município e também ao laboratório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O objetivo da iniciativa é compartilhar atividades, metodologias e experiências de aprendizado dos alunos, suas habilidades, criatividade e conhecimento em diferentes áreas do currículo escolar.
A atividade teve a participação de 401 estudantes de todas as séries do Ensino Médio da ECIT, que realizaram exposição dos materiais produzidos e montados durante a execução dos projetos, além de trabalhos de arte, apresentações multimídia, experimentos, maquetes e produções literárias.
De acordo com a gestora escolar, Sylvania Ernesto, evento também proporcionou uma oportunidade para os pais, responsáveis, a comunidade escolar conhecerem o trabalho dos estudantes, valorizando seus esforços e conquistas.
“A I Semana de Ciências e Tecnologia ajudou a criar um ambiente de aprendizado colaborativo e promoveu o orgulho na comunidade escolar, ao mesmo tempo em que estimulou o desenvolvimento contínuo dos alunos e dos professores. Os alunos, se mostraram muitos envolvidos e motivados na realização, foi um momento único para eles, para a escola, professores e sociedade”, relatou a gestora.
A I MOSTRATEC do Borjão e a I Semana de Ciências e Tecnologia teve a parceria da UFCG e o Cnpq, por meio do projeto CARIRITEC para a realização do evento. Também foram expostos os telescópios produzidos por pessoas privadas de liberdade do Cadeia Pública da cidade do projeto “Esperança no Espaço”.
Membros da Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas da Paraíba (ACAJAMAN-PB) realizaram a distribuição de mudas de plantas e os do projeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFCG trouxeram materiais didáticos e auxiliam os estudantes a desenvolver atividades práticas e experimentos para a exposição.