Notícias
Dia de Mobilização Escolar na Rede Estadual movimenta comunidades em torno da aprendizagem
O último sábado (15) foi Dia de Mobilização Escolar nas mais de 600 escolas da Rede Estadual de Ensino. Um momento se integração das comunidades escolares, envolvendo alunos, professores, gestores, famílias e comunidade em torno do sucesso da aprendizagem. Aconteceram programações específicas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com rodas de conversa, de leitura, vivências pedagógicas em Português e Matemática, aulões e apresentações sobre profissões.
As escolas desenvolveram ações pedagógicas dividas por modalidades. Para o Ensino Fundamental a programação contou com acolhimento, café da manhã, oficina pedagógica para os alunos, oficina para as famílias com foco na intervenção da aprendizagem e evasão escolar e maratonas nas disciplinas de Português e Matemática.
Para o Ensino Médio e EJA, a programação envolveu aulões de Português e Matemática utilizando tecnologias e metodologias inovadoras, palestras e oficinas nas quais as instituições de ensino superior apresentaram profissões, e o envolvimento dos familiares nas atividades.
O Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, participou da programação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Argentina Pereira Gomes. “Hoje é um dia muito importante em todo o Estado, em todas as escolas, desde do Fundamental I até o Ensino Médio, pois os alunos estão se mobilizando para sua aprendizagem, através de atividades e oficinas. A educação é a construção de todos, por isso é essencial a família dos estudantes fazer parte desse momento”, ressaltou.
Segundo a Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica da Secretaria, Giovanna Marques, “é um que envolve a família de forma que possam ver como colaborar nessa caminhada afetuosa com o sucesso da aprendizagem dos alunos. Também envolve toda a comunidade escolar, gerentes regionais e secretaria nessa pactuação pelo sucesso dos jovens”, contou.
Para estudante do 3º ano da escola Argentina Pereira Gomes, Lavínia de Freitas, “esse momento é uma oportunidade para nós estudantes de aperfeiçoarmos nos estudos, um dia diferente para que também possamos nos preparar para o Enem”, falou.