Notícias

Desafio Nota 1000: Secretaria da Educação da Paraíba divulga último tema da redação de preparação para o Enem

publicado: 21/10/2024 15h38, última modificação: 21/10/2024 15h38
WhatsApp Image 2024-10-21 at 15.21.55.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio do Programa Desafio Nota 1000, divulgou nesta segunda-feira (21), o último tema da redação antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O 13º tema desta 5ª temporada é: “As consequências do número crescente dos casos de infecções sexualmente transmissíveis entre jovens no Brasil”. O período de envio das redações será de 22 a 26 de outubro.

Podem se inscrever os estudantes regularmente matriculados e com frequência ativa nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das escolas da Rede Pública Estadual, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em níveis equivalentes ao Ensino Médio.

Para participar, os estudantes devem enviar suas redações por meio do formulário online disponível no link https://bit.ly/EnviosDN1000, preenchendo todos os campos solicitados. A divulgação dos resultados será no dia 31 de outubro.

Dentre as regras previstas no edital do Desafio Nota 1000 estão: a redação deve ter 30 linhas e está de comum acordo com o domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, seleção e organização das informações, utilização de mecanismos linguísticos e elaboração de proposta de intervenção. Receberá nota zero o texto que descumprir qualquer uma das regras previstas no Desafio Nota 1000, à luz do Enem.

De acordo com o coordenador do Desafio Nota 1000, o professor José Carlos Ribeiro, o objetivo do programa é garantir a preparação dos estudantes para a prova de redação no Enem. “Ao longo da temporada percorremos todos os eixos temáticos definidos pelo MEC e Inep para a prova de redação. Esse, em específico, aborda o eixo temático da saúde. Além disso, cada tema busca ampliar o repertório do estudante, subsidiando-o de elementos que contribuem para a sua argumentação na produção escrita exigida na prova”, explicou.