Desafio Nota 1000: Estudantes da Rede Estadual recebem certificados de conclusão do Curso de Português do Zarinha

publicado: 28/08/2024 18h14, última modificação: 28/08/2024 18h14
Foto: Rizemberg Felipe
Foto: Rizemberg Felipe
DSC_0624.jpg
DSC_0542.jpg

Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio do programa Desafio Nota 1000 e em parceria com o Zarinha Centro de Cultura entregou nesta quarta-feira (28), os certificados dos estudantes que finalizaram o Curso de Português da 3ª edição do projeto "Juntos pela Educação" promovido em 2023. A iniciativa também tem o apoio do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Controladoria Geral da União (CGU).

Na edição 2023, por meio de uma redação com o tema "Os impactos das plataformas digitais nas políticas de acesso à educação no Brasil" foram selecionados 200 estudantes da Rede Pública Estadual que também passaram por uma prova objetiva, pela qual foram aprovados 50 alunos que ganharam a bolsa de estudo. Além do curso, os estudantes também receberam todo o material didático para acompanhar as aulas realizadas de forma remota.

"Em virtude dos estudantes bolsistas serem de várias cidades da Paraíba, o curso com a professora Zarinha foi realizado de forma EAD. Todo o conteúdo é o mesmo do curso presencial incluindo provas, leituras de literarias e avaliações orais. Agora estamos entregando os certificados dos estudantes que concluíram o curso ano passado", reforçou o coordenador do programa Desafio Nota Mil, José Carlos Ribeiro.

Foram certificados estudantes das 1ª, 2ª, 3ª, 8ª, 12ª e 14ª Gerências Regionais de Educação (GREs), entre eles, a estudante egressa da EEEFM Médico Frederico Lundgren da cidade de Rio Tinto, Yasmim Silva.

"Mesmo fazendo o curso de licenciatura em Matemática estou produzindo muitos textos, então o curso que fiz o ano passado e as participações no Desafio Nota 1000 estão me ajudando a escrever corretamente e com coerência, e a minha perspectiva de mundo mudou muito. Por conta de toda a preparação consegui a nota 920 na redação do Enem do ano passado", frisou a estudante.

Para o secretário executivo de Gestão Pedagógica da SEE-PB, José Edilson Amorim, a parceria é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem as habilidades de escrever as redações que contribuíram para as aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio.

"Essa parceria é de suma importância para a preparação do estudante não apenas para o Enem, mas para qualificar o nosso Ensino Médio atingindo boas médias o que refletem nos índices do IDEB . Temos que manter parcerias como essas, uma vez que em educação precisamos da junção de todos, dos pais, da escola e das instituições como o Zarinha”, destacou.

O diretor do Zarinha Centro de Cultura, Francisco Fernandes, frisou que por meio do curso, os alunos conseguem além de aprender a Português terem disciplina e organização.

“Todos os alunos que estão aqui tiveram uma carga de responsabilidade quando queremos contratar um profissional, queremos um competente, mas para se tornar esse profissional é necessário que comece na educação. Nossa satisfação é promover a mudança na vida do estudante fazendo com que se sintam seguros para que vençam na vida por meio do estudo”, destacou.

4ª edição

A 4ª edição do "Juntos pela Educação" já está em andamento e 200 estudantes foram selecionados após participarem da prova dissertativa com o tema “Cidadania Digital: acesso e educação para cidadania”. Na próxima sexta-feira (30), os estudantes vão fazer a prova objetiva e os 50 aprovados ganharão a bolsa de estudos do curso de português da professora Zarinha.