Notícias
Conexão Mundo Professores: SEE-PB promove evento de pré-embarque com profissionais que embarcarão para a Espanha
A Secretaria de Educação da Educação (SEE-PB) promoveu na manhã desta sexta-feira (07), no auditório da ETE de Artes, em João Pessoa, o evento de pré-embarque com os docentes intercambistas do Conexão Mundo Professores, que embarcarão a Espanha durante os meses de março, abril e maio de 2025.
A iniciativa estratégica do governo da Paraíba tem como objetivo proporcionar a oportunidade de formação continuada aos educadores da rede estadual em parceria com a Universidade de Mondragón, no País Basco, Espanha. Em 2025, 50 professores de toda a Paraíba embarcam para a Espanha entre os meses de março a maio. Durante este período de imersão em metodologias inovadoras, práticas pedagógicas sustentáveis e formação técnica de alto nível, fortalecendo o ensino da Paraíba a partir dos projetos desenvolvidos nesta formação que serão aplicados nas escolas.
O evento contou com a participação dos professores intercambistas, do secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, dos secretários executivos da Educação, Edilson Amorim e Erivonaldo Alves, e da equipe da Gerência Executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais.
Wilson Filho agradeceu a confiança e a participação dos professores no programa, e ressaltou a inovação que o Estado da Paraíba promove em mandar seus profissionais para se aperfeiçoarem fora do país. “A Paraíba já tem o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil, e veremos o mesmo crescimento no intercâmbio com os professores”, destacou.
O secretário também enfatizou a vivência cultural que todos poderão ter nessa experiência internacional. “Vocês vão ter uma experiência cultural, acadêmica e de vida extraordinária. Certamente vocês vão trazer para as escolas que cada um de vocês trabalha, para o ambiente em que cada um se dedica diariamente, ideias inovadoras”, reforçou o secretário.
O secretário executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim, explica que os professores elaboram um projeto em conjunto com a instituição estrangeira que será desenvolvido em sua escola. “Este é um processo de replicabilidade que faz com que o Conexão Mundo esteja dentro do propósito de formação continuada da nossa secretaria”, enfatiza o secretário executivo.
A professora Ludmila Cavalcanti, da disciplina de Biologia da ECIT Raúl Córdula, de Campina Grande, é uma das professoras que embarcarão. Ela explica que desde o ano passado estão passando por formações com encontros online e presenciais. “O projeto visa uma ampla divulgação e conhecimento de como acontece o impacto da instalação de usinas solares e energias renováveis e tentar articular a comunidade escolar para essa causa”, explica.
Ao todo, embarcam para o País Basco 50 professores, num investimento que ultrapassa os 4 milhões de reais.