Notícias

Cartilha do Participante com dicas sobre redação está disponível para estudantes que vão participar do Enem 2024

publicado: 03/10/2024 10h19, última modificação: 03/10/2024 10h19
4320135f-00e8-46de-b756-f995df8af808.jpeg

Foto: Daniel Medeiros

Os estudantes da Rede Pública da Paraíba que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024, podem contar com “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”, para pegar dicas sobre como construir sua redação. A cartilha foi publicada nesta quarta-feira (2), pelo Ministério da Educação (MEC) e pode ser acessada no endereço eletrônico bit.ly/CartilhadoParticipante.

A cartilha traz cinco competências que detalham as exigências necessárias que devem estar contidas na redação como: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Além de demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Uma das dicas trazidas na Cartilha, é a de que o estudante deve fazer uma leitura cuidadosa da proposta apresentada na prova para entender os termos propostos. Para ajudar nisso, foi disponibilizada uma leitura guiada da proposta de redação do Enem 2023 com diversas dicas e pontos de atenção.

A cartilha também traz redações de estudantes que obtiveram pontuação máxima de 1.000 pontos na edição 2023 do Enem, por terem cumprido todas as exigências relativas às cinco competências. Cada redação trazida tem comentários dos pontos positivos encontrados na construção da redação envolvendo o tema proposto em diversas versões de abordagem.

A cartilha também está disponível em três versões para estudantes com dislexia, para participante com surdez/deficiência auditiva e com TEA.