Notícias

Alunos egressos da Rede Estadual criam projeto de monitoria de redação para estudantes que vão fazer o Enem 2020

publicado: 10/06/2020 09h11, última modificação: 10/06/2020 09h11
1 | 1
WhatsApp Image 2020-06-10 at 08.55.40.jpeg

Um grupo de alunos egressos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba que tiveram notas de excelência na Redação do Enem 2019 começaram a se mobilizar para prestar assessoria online e monitoria de redação para os estudantes do Ensino Médio que vão fazer o Enem 2020 e estão tendo aulas através do Regime Especial de Ensino da Secretaria de Estado da Educação e da CIência e Tecnologia (SEECT-PB). De acordo com Nathalya Kelly dos Santos, fundadora do projeto, cerca de 15 alunos estão participando dos encontros virtuais que contam com dicas, atividades e videoconferências. 

Nathalya era aluna da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Lordão, na cidade de Picuí, e tirou nota 980 na redação do Enem 2019. O desempenho de excelência fez com que a estudante ingressasse no tão sonhado curso de Engenharia Elétrica, na Universidade Federal de Capina Grande (UFCG). Foi durante os estudos da graduação que ela descobriu que poderia ajudar outros alunos da Rede Estadual de Ensino. 

“Eu estava tendo aulas online na universidade e vi que aquilo poderia ajudar muitos alunos. Eu via que alguns colegas que ainda estavam no Ensino Médio demonstravam um certo desespero com os estudos de redação, ainda mais nesse momento de pandemia. Então, resolvi criar esse projeto para dar esse apoio a eles. Consegui mobilizar outros colegas que tiraram notas de excelência na redação, de 980 a 1000 pontos, para também contribuírem com as orientações aos alunos”, explica Nathalya. 

Tecnologia - O grupo de estudos é todo feito através do computador. Os alunos egressos criaram uma sala virtual na plataforma Google Classroom, que já está sendo utilizada pelos estudantes da Rede Estadual no Regime Especial de Ensino da SEECT-PB. Através da ferramenta, os estudantes que estão se preparando para o Enem 2020 recebem atividades, temas de redação, orientações e dicas. Ao fim de cada semana, eles enviam uma redação para os alunos egressos corrigirem. 

“Temos uma plataforma no Google Classroom onde enviamos vídeos, atividades e dicas. Além disso, uma vez por semana fazemos um encontro virtual através do Google Meet e deixamos gravado, tanto para quem não pôde participar no dia como para quem não tem internet em casa. Nós trabalhamos as competências da redação, fazemos questionários e tem sido muito proveitoso”, contou a idealizadora do projeto. 

Para Nathalya, o sentimento é de gratidão em poder contribuir para o futuro de tantos alunos, que assim como ela, sonham em ter um futuro profissional de sucesso. “Me sinto muito bem em ajudar esses alunos. Eu tive a oportunidade de estudar em sala de aula e ainda assim batia um certo desespero, e diante de tudo isso, eles também não devem estar tranquilos. Me sinto útil em estar ajudando as pessoas de alguma forma durante esta pandemia”, finalizou a estudante. 

Redes sociais - Através do perfil do projeto no Instagram (@redacaoexcelenciapb), os alunos egressos divulgam os horários dos encontros, como os estudantes podem participar, além de darem dicas e orientações sobre a redação.