Notícias

Alfabetiza Mais Paraíba: Gerências Regionais promovem Seminários de Boas Práticas para articuladores municipais

publicado: 21/10/2024 15h41, última modificação: 21/10/2024 15h41
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
WhatsApp Image 2024-10-21 at 09.48.38.jpeg
WhatsApp Image 2024-10-21 at 09.51.46.jpeg
WhatsApp Image 2024-10-21 at 09.46.27.jpeg
WhatsApp Image 2024-10-21 at 09.47.42.jpeg
WhatsApp Image 2024-10-21 at 09.52.20.jpeg

As Gerências Regionais de Educação (GREs) em parceria com a Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios, estão promovendo o 1º Seminário de Boas Práticas da Gestão ao Processo de Alfabetização. Nesta etapa, as gerências realizam a formação para os articuladores municipais. A ação é uma das prerrogativas do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba. As formações já foram realizadas pelas 1ª, 4ª, 6ª, 8ª, 11ª e 12ª GREs.

Durante os Seminários são apresentadas práticas exitosas de professores das redes municipais, que se destacam com atividades que melhoram o processo de alfabetização de estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

A iniciativa faz parte das ações do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, que promove investimentos em formações, treinamentos, seminários e mentorias, avaliações como o Siave, apoio técnico, monitoramentos de resultados, produção de material didático, além de ações de incentivo como o Selo de Compromisso com a Alfabetização e Prêmio Escola Referência em Aprendizagem.

Uma dessas práticas exitosas apresentada foi a da professora Djanilda Pereira Barros, no Seminário da 1ª GRE. A professora do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Neves da Franca, localizada no bairro José Américo, em João Pessoa, trabalha o ‘Engajamento das famílias para a avaliação externa’. A iniciativa consiste em trazer os pais ou responsáveis dos estudantes para a escola para participarem de atividades de leitura. Para isso é traçado o perfil das famílias para facilitar a aproximação, e consequentemente, auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem.

“Toda semana vem alguém da família de um dos estudantes para fazer uma roda de leitura e reflexão sobre algum livro. Mas neste ano, sentimos a necessidade de formar também os pais enquanto leitores fluentes e fizemos um trabalho de acolhida. Então mostramos aos pais o material que trabalhamos atualmente para que eles entendam o processo de aprendizagem dos filhos e auxiliem nas atividades em casa. Além disso, queremos valorizar a escola pública como um lugar de pertencimento dos alunos e suas famílias, então precisamos conscientizar todos sobre isso”, explicou.

O secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, falou que nesta nova fase da formação, os municípios estarão mais próximos da Secretaria de Educação do Estado.

“Queremos que as práticas exitosas sejam abertas para todas as escolas públicas dos municípios da Paraíba e assim consigamos formar os articuladores para que eles consigam repassar para outros profissionais da educação que tem contato direto com cada escola. Os Seminários serão realizados em todas as 14 Gerências para fortalecer as estratégias pedagógicas e reforçar o ensino de alfabetização”, disse.

Pacto pela Alfabetização na Idade Certa em Regime de Colaboração com os Municípios - Tem o objetivo de alfabetizar estudantes até os 7 anos de idade e a correção do déficit de aprendizagem no qual ele se encontra. Essa parceria entre o Estado e os Municípios foi reforçada, por meio de atividades técnicas e estratégias pedagógicas, para potencializar o ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Pacto Alfabetiza Mais Paraíba está apoiado em eixos fundamentais como um sistema de avaliação diagnóstica, somativa e avaliativa, promovido aos estudantes durante o ano letivo. Além de formação continuada dos professores de todos os municípios que aderiram ao programa e também para os gestores.