Abertas inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática para professores

publicado: 27/09/2024 13h11, última modificação: 27/09/2024 13h13

Estão abertas até segunda-feira (30), as inscrições do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). O ingresso ao curso é realizado apenas pelo exame, organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática, cujo edital está aberto.
São 1.600 vagas distribuídas por todo o Brasil e os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico https://profmat-sbm.org.br/.

O curso de mestrado visa atender professores de Matemática em exercício no Ensino Básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.

Poderão matricular-se no Profmat em 2025 candidatos aprovados e classificados no ENA 2025. Entre os pré-requisitos estão: ter diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área; atuar como professor em exercício, com vínculo funcional, da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada. Confira o edital.

O Profmat é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior no contexto da Universidade Aberta do Brasil, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).