Programas e Projetos
Programa Celso Furtado
O Programa Celso Furtado, instituído pela Medida Provisória n.300, de 14 de julho de 2021, nasce com a missão de consolidar a atualidade do pensamento de Celso Furtado em consonância com a Agenda 2030, da ONU, com o intuito de estimular o interesse de alunos e professores a desenvolverem pesquisas voltadas à melhoria do contexto em que vivem.
O Programa se coloca como um instrumento para proporcionar às unidades escolares da Rede Estadual de Educação um aprofundamento na obra do economista paraibano, bem como fomentar o protagonismo juvenil por meio de ações pautadas no desenvolvimento regional, integrando escola, instituições de ensino superior e a comunidade local, de maneira ética e sustentável.
A proposta do Programa é incentivar a criação de projetos capazes de dialogar com os elementos históricos e econômicos que perpassam a realidade brasileira, tão bem trabalhada nas obras de Furtado, com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Podem participar do Programa professores e estudantes das unidades escolares da Rede Estadual de Educação da Paraíba, particularmente, os estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), nas três séries do Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (ciclos IV, V e VI).
Parque Tecnológico Horizontes de Inovação
Criado com o objetivo de proporcionar um ambiente para fortalecer o estado como gerador e produtor de tecnologias, fomentando novas empresas, pesquisas e desenvolvimento. O espaço irá reunir o ecossistema de inovação, empreendedorismo e científico, o poder público estadual, municipal e demais entes, em articulação com outros ecossistemas nacionais e internacionais da inovação.
O ambiente irá oferecer estrutura para empresas e startups, com mentoria orientando a execução de processos inovadores. Esses laboratórios criarão uma ambiência para que tanto pequenas empresas quanto empreendimentos âncoras possam desenvolver produtos e mercados.
Estará sediado no antigo colégio Nossa Senhora das Neves, na Praça Dom Ulrico, no Centro Histórico de João Pessoa.
Confira nas matérias:
João Azevêdo lança Parque Tecnológico Horizontes de Inovação e assegura investimentos no Centro Histórico de João Pessoa
Parque Tecnológico incentiva a ‘tríplice hélice da inovação’
Parque Tecnológico em JP impulsionará revitalização do Centro Histórico
Ouse Criar
Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo na Rede Estadual de Ensino
Tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de jovens empreendedores. Oferecerá recursos de subvenção econômica, fomento para os projetos e capacitações para incentivar empreendedores a transformarem suas ideias em negócios de sucesso, a partir de soluções de problemas contextualizados.
É uma iniciativa para a disseminação da cultura do empreendedorismo inovador na Paraíba e para a geração acelerada de novos empreendimentos de base tecnológica alinhados com as vocações de desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico das diferentes regiões do estado.
O Programa traz para os estudantes a relevância de trabalhar os métodos científico e crítico e reconhecendo a tecnologia como ferramenta norteadora de seus projetos empreendedores.
Acesse aqui o manual e conheça mais
Confira nas matérias:
Educação: Programa Ouse Criar inova em empreendedorismo
Ouse Criar divulga 20 equipes que seguem para a próxima fase do programa
Estudantes apontam soluções para problemas da comunidade
Protolab 3D
Ferramentas de Prototipagem 3D a Serviço da Educação
O projeto é executado pelo laboratório Protolab 3D da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VII - Patos. (Foto: Diego Nóbrega/ASCOM/SEECT)
Irá montar equipamentos para o desenvolvimento de trabalhos feitos em impressoras 3D e realiza oficinas para os estudantes aprenderem a usar o material.
Visa a montagem e entrega de 14 conjuntos de máquinas de prototipagem 3D com 1 computador configurado para central de comando, 1 máquina de corte industrial modelo CNC e 2 impressoras 3D.
Os conjuntos serão destinados às 14 Regionais de Ensino da Paraíba. Os estudantes irão aprofundar os estudos em linguagem de programação do Arduíno; em G-code (Código de linguagem computacional interpretada pelas máquinas de prototipagem) para o desenvolvimento de protótipos educacionais.
Confira na matéria:
Protolab 3D - Projeto estimula a educação tecnológica e o empreendedorismo no Sertão Paraibano
Tecnologias para a agricultura familiar
O projeto conta com parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. Propõe levar aos trabalhadores e trabalhadoras do campo ferramentas para potencializar a comercialização da produção agrícola. Oferece auxílio para planejar o empreendimento agrícola familiar com auxílio para a logística e escoamento da produção.
Por meio do Acordo de Cooperação Técnica firmado por SEECT, SEAFDS e EMPAER, o projeto criará uma ferramenta digital para gestão agrícola será acessível pelo celular ou computador com acesso à Internet, e irá disponibilizar técnicas para o desenvolvimento rural sustentável na Paraíba.
Divulgação da Ciência
O projeto tem o objetivo de tornar conhecido pela sociedade as atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação: resultados de pesquisas acadêmicas, desenvolvimento de produtos inovadores realizados pelas Instituições de Ensino e Pesquisa da Paraíba, além de municiar a opinião pública com dados sobre políticas para a ciência, tecnologia e inovação.
A difusão de informações cuja fonte são as IEPs cumpre o papel de fazer reconhecida a ciência junto à sociedade e demonstra a importância dos cientistas e da atividade científica para uma nação.
Acesse aqui o site Horizontes da Inovação.