Notícias

Cultura

Paraíba lidera reunião da Câmara da Cultura que avança na criação do Programa Nordeste Criativo

publicado: 08/08/2025 16h21, última modificação: 08/08/2025 16h21
Encontro no Crato (CE), nesta quinta (7), discutiu a construção de uma política integrada de economia criativa para os nove estados e marcou o lançamento dos programas Rouanet Nordeste e Kariri Criativo.
WhatsApp Image 2025-08-08 at 12.40.19.jpeg

Câmara da Cultura que avança na criação do Programa Nordeste Criativo

A Secretaria de Cultura da Paraíba, na condição de coordenação, conduziu no Crato (CE), nesta quinta-feira (7), a reunião da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste que pautou a proposta inicial do Programa Nordeste Criativo. Em fase preliminar de discussão, a iniciativa busca integrar os nove estados com objetivos e metas comuns para o desenvolvimento territorial a partir da cultura e da criatividade.

O desenho em debate prevê a identificação de territórios criativos prioritários em cada estado e a execução, ao longo de três anos, de ações como observatórios de economia criativa, formação e qualificação técnica e profissional e fomento a empreendimentos culturais, tendo a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura como uma das fontes de financiamento.

“O Nordeste Criativo é uma oportunidade histórica de consolidarmos uma política pública integrada, capaz de potencializar talentos e iniciativas locais, gerando desenvolvimento econômico e social a partir da cultura. Queremos criar um ambiente de cooperação que una nossos estados em torno de uma agenda estratégica comum”, afirmou Pedro Santos, secretário de Cultura da Paraíba.

“A união dos estados nordestinos em torno da economia criativa amplia nosso alcance e fortalece as políticas públicas do setor. O Nordeste Criativo pode se tornar um modelo nacional, assim como o Kariri Criativo tem sido uma inspiração para nós”, destacou Cláudia Leitão, secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura.

Participaram da reunião Luisa Cela (secretária de Cultura do Ceará), Mary Land Brito (secretária de Cultura do Rio Grande do Norte), Cacau de Paula (secretária de Cultura de Pernambuco), Neu Fontes (secretário executivo de Cultura de Sergipe), Rodrigo Amorim (secretário de Cultura do Piauí), Lorena Teixeira (superintendente de Promoção Cultural da Bahia, além de Glauber Piva e Anna Karine Gurgel, representantes do Consórcio Nordeste.

Também esteve presente Henilton Menezes, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, que apresentou o Programa Rouanet Nordeste, potencial parceiro da agenda. A articulação prevê reunir investimentos regionais e acessar outras fontes de financiamento, como o Banco do Nordeste e o BNDES.