Trupe circense Família Los Iranzi representa a Paraíba no Cena Nordeste Festival em Olinda

publicado: 02/09/2024 12h16, última modificação: 02/09/2024 16h28
Apresentação aconteceu nesse domingo. Festival é uma ação do Consórcio Nordeste, em parceria com as secretarias de cultura dos nove estados da região.
losiranzi02.jpeg
losiranzi01.jpeg
losiranzi05.jpg
losiranzi06.jpg
losiranzi03.jpeg
losiranzi04.jpeg

Foi com muita música, malabarismo, brincadeiras com o público e palhaçaria que a trupe Família Los Iranzi representou a Paraíba em mais uma programação do Cena Nordeste Festival, o intercâmbio cultural itinerante que está percorrendo todos os estados da região. A cada nova parada, as secretarias estaduais de cultura dos estados nordestinos enviam representantes de diferentes segmentos artísticos, e nesse domingo (1º) em Olinda, no Mercado Eufrásio Barbosa, foi a vez da arte circense paraibana se apresentar.

Tendo o Consórcio Nordeste como organizador e o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), como um dos coorganizadores, o Cena Nordeste Festival vem se mostrando um grande sucesso. Principalmente porque se propõe a reunir expressões artísticas e culturais de toda a região, numa programação totalmente gratuita, nos diferentes palcos nordestinos.

E a presença da Família Los Iranzi em Olinda, para além de animar o público que compareceu ao local, deixou empolgado os próprios artistas. “Nós estamos bem contentes com essas novas propostas de circulação que estão sendo criadas na Paraíba, como o Cena Nordeste Festival e o Arte na Bagagem. Porque abrem novas possibilidades para os artistas paraibanos. São novas vitrines criadas e fomentadas que levam a Paraíba para outros palcos”, comemorou Júnior Iranzi, um dos integrantes da Família Los Iranzi.

O nome do grupo, inclusive, não é a tôa. A trupe é formada por Júnior e Virgínia Iranzi, que são companheiros, e também pelos três filhos do casal: Luana, Pedro e Manuela. Fundada em 1997, eles já compõem a segunda geração da companhia. “Nossa trupe nasce com a proposta de encantar os corações a partir das brincadeiras. Nesses quase 30 anos, recebemos o aprendizado constante de mestres e mestras da cultura popular e somos muito felizes em levar arte para diferentes públicos”, prosseguiu Júnior.

Em seguida, ele falou um pouco mais da missão dos artistas, que é ao mesmo tempo singela e potente. “A humanidade precisa sorrir mais. Sorrir é um remédio para tornar a vida mais leve”.

Também integrante do grupo, Virgínia Iranzi explica que é argentina, mas que se apaixonou pela cultura brasileira tão logo chegou ao país. “Quando cheguei aqui, de cara eu me encantei com a cultura popular brasileira. A música, as cores, a alegria. Somos brincantes que aprendemos com os mestres da cultura popular”, pontuou.

O espetáculo teve mais de uma hora de duração e foi um momento de extrema leveza do Cena Nordeste Festival. Com destaque para os números de malabarismo e equilibrismo, que reúnem técnica apurada, interação com o público e humor, arrancando risadas da plateia, composta por crianças e adultos.

Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, estava em Olinda para prestigiar o Cena Nordeste Festival e assistiu à apresentação da trupe paraibana. Ele destacou a qualidade do espetáculo e comemorou o sucesso do intercâmbio. “A grande brincadeira do Cena Nordeste Festival é que a cada novo destino os nove estados se encontram para celebrar a nossa diversidade”, destacou.

O Cena Nordeste Festival foi idealizado inicialmente pela Paraíba, estado que ocupa atualmente a coordenação da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste. A Paraíba apresentou a proposta em agosto de 2023 e a partir daí a ideia foi sendo gestada em conjunto com os demais estados nordestinos até o festival ser lançado em 2024.

Esta primeira edição começou em maio, em João Pessoa, e já passou por Maceió, São Luís, Teresina e agora Olinda. A próxima anfitriã é Natal, que recebe o festival nos dias 21 e 22 de setembro. Depois, o intercâmbio cultural ainda vai passar por Aracaju, Fortaleza e Salvador.