Notícias
Brasil-França 2025
Governo publica resultados preliminares das etapas de habilitação para duas residências culturais em instituições francesas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), publicou na tarde desta segunda-feira (10) os resultados preliminares da etapa de habilitação das duas seleções que estão abertas para intercâmbios culturais na França. Foram publicadas as listas com os candidatos habilitados para a residência em cinema direto na associação Ateliers Varan, em Paris, e para a residência cruzada em artes visuais na Escola Nacional Superior de Artes e Design (Ensad), em Limoges.
Na seleção para o Ateliers Varan, 55 pessoas se inscreveram e, dessas, 20 foram consideradas habilitadas. Outras 32 pessoas foram inabilitadas e três foram desclassificadas por causa de vícios insanáveis (dois candidatos tinham menos de 18 anos e um tinha mais de 29 anos, desrespeitando a faixa etária ao qual o intercâmbio se destina). Já para a Ensad, foram 17 inscrições, sendo que 12 proponentes estão habilitados e cinco inabilitados.
Foram considerados inabilitados os candidatos que não enviaram ou enviaram com erro algum dos documentos obrigatórios exigidos para a inscrição. Nos resultados, inclusive, que estão publicados no portal da Secult-PB na internet, houve a indicação dos motivos que levaram cada um dos candidatos à inabilitação.
Agora, essas pessoas inabilitadas podem recorrer. Elas têm entre terça-feira (11) e quinta-feira (13) para apresentar recursos e corrigir o que estiver errado. Só a partir daí, as seleções vão seguir para a análise técnica, de onde sairão os selecionados para as duas viagens.
De acordo com os editais, cinco realizadores do audiovisual paraibano vão ser enviados para Paris, capital da França, para participar de uma imersão em cinema direto a ser realizada pelo Ateliers Varan. O curso vai acontecer entre 7 de maio e 30 de junho e os selecionados vão desenvolver estudos sobre técnicas de montagem e direção.
Já no caso da Ensad, serão dois artistas visuais enviados para Limoges para uma residência artística de cinco semanas entre 28 de abril e 6 de junho. Ao término dos estudos os artistas vão desenvolver e produzir peças em artes visuais. Esses trabalhos vão ser expostos numa exposição organizada pela própria Ensad.
Em ambos os casos, os intercâmbios fazem parte de uma série de parcerias que a Secult-PB firmou com instituições francesas para marcar a Temporada Brasil-França 2025, que comemora os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Além das atividades no Ateliers Varan e na Ensad, a Paraíba vai realizar intercâmbios também com a Bienal Internacional no Salon Révélation, em parceria com o Ateliers d’Art de France, e com o Encontro Internacional do Forró de Raiz, em parceria com a Association Lille 3000 e com a Ville de Lille. Esses eventos vão acontecer em Paris e Lille respectivamente.