Notícias

Festival Internacional de Forró de Raíz

Festival Internacional do Forró de Raiz: emoções e encontros musicais na França

publicado: 15/09/2025 09h29, última modificação: 15/09/2025 10h03
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
01.jpeg
02.jpeg
03.jpeg
04.jpeg
05.jpeg
06.jpeg
07.jpeg

 

A programação dessa sexta-feira (12) do Festival Internacional do Forró de Raiz, em Lille, na França, foi marcada por shows que emocionaram e fizeram o público dançar. Em sua apresentação, o cantor e acordeonista Mestrinho (Sergipe) fez um agradecimento ao governador João Azevêdo e parabenizou a Paraíba pela valorização da cultura nordestina.

“Estou aqui como um dos defensores da nossa cultura, tocando minha música por aí e estou aqui pra agradecer de coração. Obrigado, meu irmão. A luta é grande, mas a gente vai chegar onde a gente merece. O nosso forró, a nossa cultura nordestina tem que ser bastante valorizada e precisamos de pessoas como você nos cargos pra fomentar cada vez mais essa cultura, lutar por essa cultura não só no nosso país, mas no nosso mundo. Obrigado João Azevêdo. A Paraíba tá de parabéns!” 

Del Feliz, diretamente da Bahia, abriu a noite com um repertório repleto de clássicos do cancioneiro nordestino, destacando a força do povo da região. Em seguida, o Piauí foi representado por Écore Nascimento e Sandrinho do Acordeon, em uma apresentação que levou a sanfona para o centro da festa. 

O encerramento da noite ficou por conta do sergipano Mestrinho, que fez um verdadeiro passeio pelos ritmos do forró e ainda contou com a participação especial da cantora Antônia Amorosa, em um encontro lindo que uniu brasileiros e franceses na mesma roda de dança.

O Festival Internacional do Forró de Raiz, evento que integra a temporada cultural Brasil-França 2025, em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, é fruto de uma parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com produção da Associação Cultural Balaio Nordeste, o Consórcio Nordeste e instituições francesas como Lille 3000, Museu de Belas Artes de Lille e Câmara Municipal de Lille, e Governo Federal.

Oficinas e grandes shows - Neste sábado (13), o festival segue com uma programação que une aprendizado e festa. Durante o dia, oficinas de sanfona, literatura de cordel, xilogravura e dança aproximam o público das tradições nordestinas. À noite, o palco principal recebe uma sequência de apresentações de peso: Anderson Fidélis e Giseldo Romeiro (Alagoas), Santanna, o Cantador (Pernambuco) e o aguardado show de Elba Ramalho ao lado da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste (Paraíba). A festa ainda tem apresentação de quadrilha junina, reforçando o clima dos festejos de São João. 

Despedida em grande estilo - O domingo (14), último dia do festival, promete encerrar a celebração em grande estilo. A programação começa cedo, com oficinas de dança, cordel e sanfona, além da plenária final do Fórum Internacional do Forró de Raiz. No palco principal, o público poderá conferir apresentações que misturam tradição e inovação: Luizinho Calixto, o mestre do fole de 8 baixos, ao lado de Bira Delgado (Paraíba); a cantora Alexandra Nícolas (Maranhão); o grupo francês Messiê Forró; e o grande encerramento com a Deusa Nordestina do Forró, Jarbas do Acordeon e Cláudio Araújo (Rio Grande do Norte). 

Com essa despedida, Lille reforça seu papel como ponto de encontro internacional para a valorização e difusão do forró de raiz, fortalecendo o caminho para o reconhecimento do ritmo como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.