Notícias
Reunião na embaixada
Durante encontro em Paris, Secult-PB vai em busca de parcerias para viabilizar a participação paraibana no Ano Brasil-França 2025
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), realizou nesta segunda-feira (14) uma última agenda em território francês com o objetivo de viabilizar a participação paraibana no Ano Brasil-França 2025. O encontro foi com representantes da Câmara do Comércio do Brasil na França e com o Serviço Comercial da Embaixada do Brasil em Paris.
Na reunião, que foi mediada pela escritora brasileira Deise Ramos, a Secult-PB apresentou toda a agenda que vai realizar no ano que vem na França e, em contrapartida, as instituições sediadas no país europeu se comprometeram a captar empresas interessadas em apoiar essas iniciativas.
Por exemplo, a secretária-geral da Câmara do Comércio do Brasil na França, Rosemeire Martins, informou na ocasião que já iniciou diálogos com empresas francesas com atuação no Brasil para que elas se somem aos diferentes projetos programados. Durante a conversa, inclusive, ela elogiou o conjunto de ações que está sendo planejado pela Paraíba.
Para Pedro Santos, que é secretário de Estado da Cultura da Paraíba, e que está à frente da missão paraibana na França, essa foi uma excelente iniciativa para se aproximar de eventuais parceiros comerciais para os eventos que vão acontecer no ano que vem. “Nós apresentamos a programação da Paraíba para o Ano Brasil-França 2025 e começamos a identificar oportunidades de articulação e de financiamento das propostas apresentadas. É uma empreitada inédita que o Governo da Paraíba, por meio da Secult-PB, se propõe”, declarou o secretário.
Ele destacou ainda o amplo leque de ações, que vai incluir o envio de inúmeros trabalhadores da cultura, de várias áreas, para atividades, cursos e eventos na França em 2025.
Também presente ao evento, Emilio Kalil, que é o comissário-geral do Brasil para o ano do intercâmbio cultural Brasil-França 2025, destacou a capacidade de planejamento e articulação do Estado da Paraíba para a temporada.
Kalil tem um extenso currículo dedicado à cultura, exercendo ao longo da vida funções importantes na área de preservação e de fomento artístico-cultural no Brasil, e destacou o ímpeto da Paraíba em viabilizar tantos projetos de forma simultânea. “Parabenizo o secretário pela forma como está conduzindo esse diálogo e reunindo importantes parceiros na França e no Brasil”, elogiou.
Durante os últimos dias, importantes parcerias foram firmadas. Na quarta-feira (9), por exemplo, a Secult-PB assinou um acordo de residência cruzada com a Escola Nacional Superior de Artes e Design (Ensad), instituição francesa com sede em Limoges que desde 1865 forma artistas em diferentes áreas culturais.
A parceria prevê o envio de dois artistas visuais paraibanos no ano que vem para um curso de cinco semanas na Ensad. Em contrapartida, a Paraíba vai receber dois artistas franceses para curso na Residência Arapuca, localizada em Conde e coordenada pelo artista Serge Huot.
No dia seguinte, o encontro foi em Paris com a equipe do Ateliers Varan, associação francesa de documentaristas que é a precursora do chamado “cinema direto”. Também para 2025, há a previsão do envio de documentaristas do estado para um curso imersivo e intensivo de oito semanas, que inclui formação nas áreas de roteiro, realização e montagem.
Por fim, ficou definido que o município francês de Lille vai receber em setembro de 2025 o 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz. O evento vai ser realizado em parceria entre a Secult-PB e a associação cultural Balaio Nordeste e durante a viagem à França a Paraíba firmou acordo de cooperação com o Museu de Belas Artes de Lille, com a associação Lille 3000 e com a Câmara Municipal de Lille para que o evento aconteça na cidade francesa.