Notícias
Seminário de Transformação Digital vai discutir inovação, inteligência artificial, cultura e democracia
Colocando em pauta temas que estão presentes no cotidiano da sociedade, a terceira edição do Seminário de Transformação Digital acontece nos próximos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, no Intermares Hall, em Cabedelo. As inscrições são gratuitas e estão abertas, podendo ser realizadas através do site https://secties.pb.gov.br/seminariodetransformacaodigital/.
O evento, promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com o Sebrae-PB, vai reunir especialistas, pensadores e o público para refletirem juntos sobre o tema “Reflexões sobre inteligência artificial, democracia, inovação tecnológica e cultura”.
“O evento será muito importante porque tratará a questão da transformação digital sobre a ótica de grandes temas que temos debatido hoje, como as grandes plataformas, as fake news, a inteligência artificial, que está cada vez mais sendo discutida e fazendo parte do dia a dia em todos os níveis da sociedade”, afirma o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado. “Essas discussões estão na agenda mundial e estamos trazendo para o nosso debate porque também é importante do ponto de vista do Estado e da discussão sobre os direitos do cidadão”.
Durante os três dias, serão promovidas palestras, painéis e mesas redondas, duas hackathons, seis minicursos e cinco oficinas. Além disso, startups poderão apresentar suas experiências através do showcase; haverá um espaço dedicado à mulher e tecnologia; e o público também poderá conferir atrações culturais.
Foram convidados palestrantes da Paraíba, do Brasil e também de Portugal. Vozes influentes no mundo da tecnologia e da inovação, como Marielza Oliveira, diretora da Divisão para Inclusão Digital, Políticas e Transformação do Setor de Comunicação e Informação da Unesco, Pedro Luís Ferrão Tavares, secretário de Estado da Justiça de Portugal, e Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural. Veja nesta página a programação completa das palestras.
“Estamos trazendo pessoas dos mais diversos setores acadêmicos e outras ligadas aos governos do Brasil e de Portugal para debater a influência desses assuntos no dia a dia da administração pública para que a gente possa cada vez mais fazer uma administração democrática”, afirma o secretário. “E há também a participação de grandes empresas”.
Serão ofertados seis minicursos, com 50 vagas cada. Os temas serão: Modelagem de Processos para Negócios; Transformação Digital na Administração Pública; Propriedade Intelectual e IA; Formalizando Minha Arte; Primeiras Explorações com a Computação Quântica, Inteligência Artificial e Inovação.
Além disso, o Seminário irá contar com cinco oficinas, também com 50 vagas cada. Serão elas: Oficina de Mindset; Confiabilidade dos Dados na Administração Pública; Desenhando um Modelo de Negócios; Como Funciona o Processamento de Linguagem Natural; Inclusão Digital. Também serão 50 vagas para cada uma delas.
Os participantes inscritos especificamente para minicursos, oficinas e hackathons também terão acesso livre às palestras do evento. O seminário conta, ainda, com a parceria do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Hackathons vão propor soluções para ciência e cultura
As duas maratonas de inovação que serão realizadas no III Seminário de Transformação Digital serão a Hackathon Transformação Digital, promovida pela Secties, e a Hackathon Soluções Digitais para a Cultura, promovida pela Secult. São 50 vagas para cada hackathon e o período de inscrição vai até 16 de fevereiro. O edital e o link para inscrição também estão no site do evento. Cada uma delas vai propor problemas para que os participantes criem soluções inovadoras e que utilizem tecnologias como aplicativos web, mobile e hardware, entre outros.
A Hackathon Transformação Digital, promovida pela Secties, propõe, como desafio, como estruturar de forma unificada a gestão de dados das políticas públicas do estado da Paraíba, utilizando inteligência artificial para as demandas sociais, promovendo transparência, confiabilidade, participação cidadã e eficiência na entrega de serviços públicos.
Já o desafio proposto na área de cultura será uma plataforma digital acessível e intuitiva que permita aos agentes de cultura a produção de “projetos culturais instantâneos”, de modo a atender sobretudo expressões das culturas populares e tradicionais e artistas e grupos culturais independentes. Para pareceristas e gestores, a plataforma precisa garantir a organização e fluidez do processo de seleção.
As equipes inscritas podem ser formadas por profissionais e estudantes das mais diversas áreas de atuação. Elas trabalharão os três dias, nos turnos da manhã e da tarde, na solução dos problemas propostos. A programação também inclui palestras com Maya Lucena, consultora de marketing; Renato Ramalho, o professor e mestre em Física de Particulas; Bruno Teixeira, consultor financeiro, Rodolfo Marques, subgerente de desenvolvimento da Secties, e Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura.
No último dia, os trabalhos serão apresentados diante de um júri - os chamados pitches - seguindo cinco critérios: potencial de impacto; modelo de negócio; aderência ao desafio; inovação da solução; e a apresentação da solução.
Programação do Seminário de Transformação Digital
Quarta, 21 de fevereiro
9h30 – Palestra: “Diplomacia digital: Oportunidades e desafios da agenda internacional”, com Luciano Mazza de Andrade, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual do Ministério das Relações Exteriores
10h50 – Painel: “Desafios e estratégias no enfrentamento às fake News, com Rafael Evangelista, professor da Unicamp
14h – Palestra: “Modernização administrativa”
14h50 – Painel: “Pensar a educação do agora e do futuro”, com Thaís Gaudêncio, professora pesquisadora no Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial da UFPB, e Tanara Lauschner, subsecretária de Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
16h10 – Painel: “Políticas públicas de conectividade e integração”, com Erick Melo e Maximiliano Martinhão, engenheiro de telecomunicações.
17h – Apresentação Cultural: Quinteto da Paraíba
18h – Palestra Central: “Governança e sustentabilidade: transformação digital na administração pública”, com Marielza Oliveira, diretora da Divisão para Inclusão Digital, Políticas e Transformação do Setor de Comunicação e Informação da Unesco, e Renata Mielli, coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Sexta, 22 de fevereiro
9h30 – Palestra: “Inteligência artificial, direitos autorais e copyright”, com Sérgio Amadeu, do Polo de Inovação do IFPB.
10h50 – Painel: “Economia criativa e cultura digital”, com Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, e Lino Rodrigues Filho, professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP
14h – Palestra: “Arte e cidades: tecnologia e poéticas urbanas”, com Giselle Beiguelman, artista e professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanista da USP
14h50 – Painel: “Inteligência artificial e música”, com Carlos Eduardo Batista e Igor Gadelha, pesquisador na área de Recuperação de Informação Musical e Processamento de Áudio com Machine Learning.
16h10 - Painel: “Criação e criatividade: fronteiras do uso de ferramentas de IA, arte e mercado”, com João Ademar, líder do Grupo de Educadores para Socialização da Propriedade Intelectual, e Patricia Caloiero, coordenadora do Programa Propriedade Intelectual nas Escolas.
17h – Apresentação Cultural: Val Donato e banda
18h – Palestra Central. Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural
Sábado, 23 de fevereiro
9h30 – Palestra: “Mudança pela utilização digital ativa”, com Alexandre Nilo Fonseca, presidente da Associação da Economia Digital em Portugal
10h50 – Painel: “Lei Proteção de Dados: ética e cidadania digital, com Paloma Mendes Saldanha, consultora em privacidade, proteção de dados e educação digital da PlacaMãe.Org, Gustavo Rabay, especialista em inteligência artificial e blockchain, e André Lucas Fernandes, fundador do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife.
14h – Palestra: “Inteligência artificial como ferramenta de transformação digital”, com Nina Hirata, professora do Instituto de Matemática e Estatística da USP e especialista em Aprendizagem de Máquina e Inteligência Artificial.
14h50 – Painel: “IA e substituição de vagas de trabalho: o que podemos fazer a respeito?”, com Alisson Brito, coordenador do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica da UFPB, André Carvalho, especialista em Aprendizagem de Máquina com Foco em Inteligência Artificial, e Victor Lorran.
16h10 – Palestra: “Como a IA mudará nossas vidas nos próximos anos?”, com André Ponce de Leon de Carvalho, coordenador da Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
17h – Apresentação Cultural: Big Band Rubacão Jazz
18h – Palestra Central: Pedro Ferrão Tavares, secretário de Estado da Justiça de Portugal.