Notícias
Projeto BINGO firma parceria com empresa chinesa para construção e transferência de tecnologia do radiotelescópio BINGO
Radiotelescópio será construído no município de Aguiar (PB). Projeto é uma colaboração internacional
Será realizada nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, a cerimônia de celebração da assinatura do contrato entre o Governo da Paraíba, por meio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTC), e a empresa CETC54 - Research Institute of China Electronics Technology Group Corporation, para o início da fabricação de equipamentos integrantes do radiotelescópio BINGO como dos refletores e torres, entre outros, e transferência de tecnologia.
O evento acontecerá no auditório da PaqTC-PB, localizado na Rua Emiliano Rosendo, 115, Bodocongó, Campina Grande PB. A assinatura dá sequência ao evento ocorrido em dezembro de 2021 quando o Governador da Paraíba, João Azevedo transferiu para o Projeto BINGO recursos da ordem de R$ 12 milhões para a finalização do radiotelescópio.
A CETC54 é uma empresa chinesa de relevante participação no mercado chinês e mundial, cujas atividades se destacam para estes tipos de demanda. Foi responsável pela construção do maior radiotelescópio do mundo, o FAST, na China, cujo espelho refletor tem 500m de diâmetro. A empresa também se dedica a criar soluções inovadoras na área de telecomunicações como cidades e segurança inteligente.
A cerimônia de celebração da parceria acontecerá na modalidade híbrida (presencial e online). Participarão o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia Claudio Furtado e o Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia Rubens Freire, representando o Governo da Paraíba. O coordenador geral do BINGO, Professor Dr. Élcio Abdalla (USP), o coordenador científico do BINGO, Alex Wuensche (INPE), os coordenadores do BINGO, Professor Dr. Amílcar Rabelo (UFCG) e o Professor Dr. Bin Wang (Yangzhou University), além do Professor Dr. Luciano Barosi (UFCG). Da China, participarão o Vice-Presidente da CETC54, Wang Dong, reitores, pró-reitores e pesquisadores de algumas das universidades mais prestigiadas da China e integrantes da Ciência e Tecnologia da China, além de institutos de pesquisa aeroespacial chineses.
Posteriormente, os cientistas farão visita técnica no local de construção do radiotelescópio no município de Aguiar.
Projeto Radiotelescópio BINGO – É um esforço científico internacional para a construção de radiotelescópio projetado para fazer a detecção de Oscilações Acústicas de Bárions, que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no inicio do Universo, e que podem ser observadas na faixa de radiofrequência. Está em construção no município de Aguiar, sertão da Paraíba, com financiamento do Governo do Estado da Paraíba, por meio da SEECT/Fapesq (Pronex - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência da Fapesq), Governo do Estado de São Paulo (Fapesp), Governo Federal (MCTI/Finep), Yangzhou University e UFCG.
Por Márcia Dementshuk - Assessoria SEC&T