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Programa Ouse Criar conquista terceiro lugar no Prêmio Confap 2021

publicado: 09/12/2021 14h56, última modificação: 11/12/2021 15h04
Fapesq-PB conquistou reconhecimento em duas categorias
Prêmio Confap

Presidente da Fapesq, Roberto Germano (ao centro), recebe a premiação, em Brasília

O Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo ‘Ouse Criar’, que estimula a cultura empreendedora nas escolas do Ensino Médio da Rede Pública Estadual na Paraíba, obteve a terceira colocação no Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I, edição 2021. A premiação aconteceu nessa quinta-feira (9), em evento presencial, durante solenidade de abertura do Fórum Nacional CONFAP que aconteceu dias 9 e 10/12, em Foz do Iguaçú, no Paraná. O Confap é o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa. A premiação foi exibida e pode ser conferida pelo canal YouTube do CONFAP (https://youtu.be/c59stuw9H30).

O Programa é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), por meio da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

O Ouse Criar visa estimular o desenvolvimento de jovens empreendedores e conduzir os estudantes à atividade de empreendedorismo, sempre considerando a responsabilidade social e sustentável. Concorreu ao Prêmio Confap juntamente com projetos inscritos por Fundações de Amparo à Pesquisa presentes em todos os estados da federação e no Distrito Federal na categoria “Desenvolvimento de Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

A Fapesq-PB conquistou ainda o terceiro lugar na categoria “Gestão e Desenvolvimento Organizacional'', com o projeto “Planejamento Estratégico (PE) da FAPESQ". “Essa premiação significa o resultado de um trabalho coletivo para dar visibilidade à equipe da Fundação de Apoio do Estado da Paraíba, bem como da Educação e da Ciência e Tecnologia”, declarou o presidente da Fapesq, Roberto Germano.

Germano destacou também que o Programa Ouse Criar “demonstra claramente a política da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia para o fortalecimento das atividades empreendedoras dos nossos alunos e alunas da rede pública do Estado”. Este é um “reconhecimento em nível nacional do conselho de todas as Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil, constituído por 26 fundações”.

O primeiro edital do Ouse Criar, no formato concebido atualmente, foi lançado em 2020, no ano em que iniciou no Brasil a pandemia por covid-19. O programa é aplicado em etapas e está presente no desenvolvimento pedagógico do estudante, desde o primeiro até o terceiro ano do Ensino Médio. Inicia com a formação de equipes de trabalho nas escolas que têm o desafio de analisar os problemas sociais locais à luz de eixos temáticos propostos e buscar soluções. Os eixos propostos nas edições de 2020 e 2021 foram: Soluções governamentais; Inovação e desenvolvimento regional; Tecnologias sociais; Tecnologias educacionais. 

A aquisição de conhecimento e experiência passa por treinamentos, palestras, mentorias e preparação para avançar às próximas etapas, o que ocorre por meio da “Maratona Ouse Criar”, (a hackathon).

“De maneira significativa o Ouse Criar, vem transformando a capacidade dos e das estudantes a transformarem suas realidades. Sabemos que o processo não é neutro e para garantir as soluções de maneira palpável, portanto, a proposta de transformação do Ouse é enxergar todo o processo de imersão dos estudantes e seu crescimento como protagonistas em ações planejadas por eles mesmos para interferirem nessas realidades”, explica a Gerente de Projetos da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia, Joedna Sabino.

“Em 2020, posterior a coleta dos  projetos, continuamos com as ações de desenvolvimento, mesmo em meio a uma crise sanitária causada pela covid-19. Buscamos sempre alinhar o aprendizado pedagógico e colaborar com os(as) mentores(as) e principalmente, os estudantes, para  o acesso às formações, acompanhamento das atividades e desenvolvimento dos projetos de cada equipe”, informa Joedna Sabino.

No ano letivo de 2021, um total de 490 estudantes iniciaram a trajetória na primeira fase. Na semana de 6 a 10 de dezembro está sendo realizada a Maratona Ouse Criar, o Hackathon 2021, para as equipes que estão na primeira fase. As equipes estão apresentando pitches sobre os projetos e passam pela avaliação de especialistas. “E, assim também enxergamos o Ouse Criar como uma porta de comunicação e colaboração - entre estudantes, professores e sociedade”, fala Joedna Sabino. Os estudantes que iniciaram no ano passado e foram selecionados seguem na segunda fase, a de desenvolvimento dos projetos.

 

Foto: Reprodução da Internet
Texto: Márcia Dementshuk - Assessoria da SECT/SEECT