Notícias
Programa de Internacionalização ‘Paraíba sem Fronteiras’ criado pelo Governo do Estado é aprovado na Assembleia Legislativa
O Programa de Internacionalização em Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior no Estado da Paraíba, intitulado “Paraíba sem Fronteiras”, criado pelo Governo do estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta terça-feira (05).
O Projeto de Lei 1.402/2023 tem o objetivo de promover a cooperação internacional, a formação qualificada e estratégica, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito das instituições de ensino superior, instituições de educação profissional e tecnológica, centros de pesquisa e empreendimentos de excelência, sediados no estado da Paraíba.
O programa também vai promover o empreendedorismo e negócios internacionais de impacto, a partir do fomento à criação, desenvolvimento e internacionalização de empreendimentos localizados na Paraíba, além de colaborar com programas de formação em língua estrangeira com foco na formação linguística estratégica.
Com a implantação do “Paraíba sem Fronteiras”, o Governo do Estado pretende incentivar a formação de estudantes e docentes do ensino superior, pesquisadores e empreendedores por meio de programas de mobilidade e capacitação no exterior.
O secretário da Secties, Claudio Furtado, destaca que “o Programa Paraíba sem Fronteiras da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior visa olhar para todos os segmentos da internacionalização. Tanto na participação dos Estudantes de graduação, como intercâmbio de estudantes a nível de graduação, estudantes de Mestrado, doutorado, pós-doutorado e também intercâmbio de professores. Também será promovido a vinda de professores visitantes de alto nível para visitas de curta duração para grupos aqui no estado com o intuito de fortalecer a pesquisa de pós-graduação”, disse.
“Outra grande novidade, é que ‘Paraíba sem Fronteira' também vai permitir intercâmbio na área de inovação: intercâmbio de empresas; entre os nossos Parques Tecnológicos e Parques Tecnológicos do exterior. É muito importante essa cooperação e colaboração, a imersão de empresas para que a gente possa cada vez mais inovar Isso é um avanço, e quero agradecer ao Governador João Azevedo por ter enviado esse projeto a assembleia e agradecer a assembleia pela aprovação por unanimidade do programa e agora esperar que seja sancionado e publicado”, conta o secretário.