Notícias
Secties participa da abertura de eventos sobre pesquisa, inovação e educação à distância
O secretário Claudio Furtado falou à plateia sobre as ações do Governo do Estado/ foto: Mateus de Medeiros
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, representou o Governo do Estado na cerimônia de quatro eventos do Instituto Federal da Paraíba que tiveram abertura simultânea na noite desta quarta, no Intermares Hall, em Cabedelo. O 4º Congresso Nordeste de Educação a Distância, o 5º Encontro de Educação à Distância do IFPB, o 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Simpif) e o 2º Parahyba Innovation Summit começaram ontem e vão até a sexta-feira.
“Esse evento mostra toda a capacidade produtiva que o IF tem nessas áreas. Então é muito importante e mostra também a nossa participação, a parceria que existe”, afirmou Claudio Furtado. “O IF tem representantes do seu conselho no Consuper representando também o estado. Isso mostra que o IF perpassa toda a sociedade, escuta vários setores. O Simpif e os outros eventos aqui dentro mostram maturidade da instituição do ponto de vista de ciência, tecnologia e inovação”.
Em sua fala à plateia, o secretário apresentou os investimentos do Governo do Estado na área de ciência, tecnologia e inovação. “Já foram investidos nos últimos quatro anos cerca de R$ 200 milhões em diversos editais”, afirmou. “Este ano tivemos novidades que são muito importantes, como o apoio aos programas de mestrado e doutorado profissionalizantes”. Ele lembrou também o apoio a bolsas de iniciação científica. “Para reforçar ainda mais a permanência dos nossos estudantes nas universidades”.
O 5° Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB (Simpif) tem o tema “Dilemas, impactos e desafios na era digital” e conta com palestras, painéis e discussões sobre as influências da tecnologia no ensino, na pesquisa e na inovação na atualidade.
O 4º Congresso Nordeste de Educação a Distância e o 5º Encontro de Educação à Distância do IFPB se combinam para abordar, discutir, avaliar e trocar experiências sobre as ferramentas tecnológicas e educacionais e a integração das vivências no mundo da EaD, experimentada pelos institutos federais da região Nordeste.
Já o Parahyba Innovation Summit terá mostras de trabalhos, de meninas cientistas, robótica, tecnologia da saúde, oficinas, painéis e minicursos para ser um hub de discussões com ambição de mudar o rumo da inovação na Paraíba.