Notícias

Governo do Estado reúne entidades para debater mudanças climáticas e aquecimento global

publicado: 06/12/2023 00h00, última modificação: 07/12/2023 10h30
Secties e Semas promovem até quinta o II Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas
05.12.2023 - Abertura II Painel de Mudanças Climaticas - Mateus de Medeiros-17 (1) (1)

Evento vai até quinta no auditório do CCJ, na UFPB/ foto: Mateus de Medeiros

O II Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas “A Consciência pelo Conhecimento” começou na noite da terça-feira reunindo entidades que estão apresentando suas ações e ideias sobre ecologia, energias renováveis e como podem ser reduzidos os efeitos do aquecimento global no Nordeste. O evento, que tem entrada franca, prossegue nesta quarta e quinta no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, com palestras pela manhã e à tarde. O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As inscrições podem ser feitas através do formulário no link https://tinyurl.com/inscricao-painel-clima-PB .

A solenidade de abertura contou com a apresentação de um quinteto de cordas do Prima e com a palestra do professor Euler Macedo, diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre o contexto mundial das energias renováveis.

Compuseram o lugar de honra da abertura oficial do evento a gerente executiva da Secties, Joedna Sabino, o secretário executivo de Desenvolvimento Sustentável da Semas, Radomécio Sousa, o secretário executivo de Mudanças Climáticas da Semas, Denis Soares, e o professor Euler Macedo.

“É importante a gente falar sobre esse alinhamento entre a academia e o Governo para que a população possa receber uma política pública coerente”, disse a gerente executiva. “A gente precisa pensar lá na frente. A gente vai trazer ideias ao longo desses dois dias, pensar numa Paraíba mais produtiva e estreitar os laços”.

“Já é cada vez mais discutido que a gente tem que buscar fazer a mudança para uma matriz energética mais limpa”, disse o diretor do Cear. “Os norteadores dessa ação são a redução da emissão global de CO2 e a segurança energética. E isso aqui já é uma realidade: os países já vêm buscando desde 2021 fazer com que haja redução de emissão de CO2 em relação ao consumo de combustível. Todas as projeções já vêm mostrando que existe, sim, uma tendência de redução dessas emissões”.

Na quarta, a partir das 8 da manhã, o II Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas “A Consciência pelo Conhecimento” terá palestras de representantes da UFPB, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa).

Na quinta, também a partir das 8h, o evento tem seu último dia com apresentações do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), das unidades Embrapii da UFCG e UFPB, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).

 

Texto: Renato Félix